Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | TV Por Assinatura e Streaming | Você quer a Netflix de graça com publicidade?

Você quer a Netflix de graça com publicidade?

Compartilhe

Netflix… quem te viu, quem te vê.

Todas as plataformas de streaming estão buscando novas estratégias em nome da sobrevivência, em um bizarro cabo de guerra entre serem lucrativas e, ao mesmo tempo, não perderem tantos clientes.

Medidas impopulares como o fim do compartilhamento de contas e aumento de preços nas mensalidades não estão ajudando a manter clientes. E o plano com anúncios PAGO não é algo que está agradando aos assinantes.

Diante do crescimento das plataformas FAST e da PlutoTV (que oferece o seu serviço de forma gratuita em troca da exibição de publicidade), a Netflix olha para esses modelos de negócios e diz: “por que não fazer o mesmo?”.

 

A conta não está fechando para a Netflix?

A Netflix é uma das plataformas que adotou a oferta de um plano mais econômico em troca de anúncios. Em alguns países, a plataforma eliminou seu plano básico para promover o plano com anúncios, algo que funcionou de alguma forma para a empresa.

Muitos usuários que antes dividiam contas com parentes e amigos acabaram aderindo ao plano básico com anúncios, o que aumentou a receita da Netflix. Por outro lado, um grande grupo decidiu desistir da plataforma, já que teria que pagar a mais para se manter no serviço.

Os bons resultados do plano com anúncios indicam que a Netflix está considerando oferecer um plano completamente gratuito sustentado por publicidade. O objetivo é aumentar sua audiência em mercados com potencial de crescimento, como Europa e Ásia.

No passado, a Netflix experimentou com uma modalidade gratuita no Quênia, mas a oferta foi descontinuada. Contudo, essa experiência mostra que a companhia está disposta a explorar diferentes modelos de negócios para aumentar sua base de usuários.

Ainda estamos na fase dos rumores, mas não podemos negar que projetar essa possibilidade de plano gratuito com publicidade como algo viável seria a solução ideal para muitos usuários brasileiros.

É só observar o aumento de audiência dos canais FAST nas Smart TVs da LG e Samsung, o investimento do Grupo Globo nos canais gratuitos dentro da Globoplay e o crescente número de usuários da PlutoTV, que até conta com plano pago sem publicidade, mas segue oferecendo o serviço gratuito com comerciais.

E a publicidade, ao que tudo indica, pode ser o próximo ativo que a Netflix vai explorar para expandir a sua audiência.

 

Mirando no mercado publicitário

Apesar de ser a segunda maior plataforma de vídeo em streaming do mercado (atrás apenas do YouTube), a Netflix ainda tem espaço para crescer em termos de receita publicitária.

Atualmente, ela ocupa a décima posição em receitas de anúncios. Considerando que a maioria das demais plataformas ainda não apostaram nesse formado (mas estão se adaptando à ele), a margem de crescimento nas receitas de anúncios é enorme para a Netflix.

Ao mesmo tempo, a plataforma de streaming está estreando uma nova interface de usuário, que já começou a ser implementada em algumas regiões do planeta. E essa mudança pode ser parte da estratégia para uma maior exibição de anúncios no futuro.

Aliás, a mesma Netflix fez um experimento com um canal de TV linear para exibir suas séries e filmes, algo que também foi descontinuado. O que mostra que a empresa sempre teve em mente aumentar as receitas com a publicidade na sua plataforma, pelas mais diferentes vias.


Compartilhe