Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Realidade Virtual e Realidade Amentada | visionOS 2: duas telas 4K para o Vision Pro

visionOS 2: duas telas 4K para o Vision Pro

Compartilhe

A Apple apresentou na WWDC 2024 a primeira grande atualização para o sistema operacional das Vision Pro, o visionOS 2. Ela chega ao mundo apenas quatro meses depois da chegada ao mercado do headset de realidade aumentada.

O update é mais do que importante neste caso. É necessário, já que o Apple Vision Pro teve um início de vida um tanto quanto duvidoso, pois muitos não tem certeza se esse produto realmente vai vingar no mercado.

O visionOS 2 promete expandir as possibilidades de uso do Vision Pro a ponto de justificar os mais de US$ 3 mil que as pessoas estão pagando por ele. Será mesmo?

 

O que o visionOS 2 traz de novo?

O Vision Pro apresentou alguns problemas típicos de uma nova tecnologia que precisavam ser corrigidos, e o visionOS 2 chega para aprimorar a experiência de uso e consolidar a Apple nesse segmento de realidade aumentada (ou mista, como queira).

Para isso, a Apple trabalha com novos conceitos no visionOS 2. Por exemplo, as Fotos Espaciais transformam imagens em experiências 3D imersivas, e o SharePlay foi melhorado, para que você possa ver fotos com amigos à distância com maior conforto e de forma convincente.

As principais novidades do visionOS 2 estão vinculadas à experiência de uso e modos de interação com a plataforma. Um novo sistema de gestos com as mãos simplifica o gerenciamento da interface por parte do usuário, se alinhando com a filosofia da Apple em deixar todos os seus dispositivos acessíveis para qualquer pessoa.

Agora, basta levantar a mão para abrir a tela inicial, girar o punho para ver a hora e a autonomia de bateria e realizar um simples toque no ar para acessar a Central de Controle e Notificações. São gestos mais intuitivos.

Outra boa novidade é a tela ampliada do Mac, onde o usuário do Vision Pro recebe um monitor ultrapanorâmico, com tamanho equivalente a dois monitores 4K lado a lado. Pense na “economia” que você vai fazer com essas novas telas virtuais.

Além disso, o visionOS 2 recebe o Modo Viagem para trens, que funciona da mesma forma do recurso já disponível para aviões, desativando diferentes sensores e entregando uma tela gigante para permitir uma maior imersão do usuário na hora de ver filmes e séries durante as viagens.

O suporte para mouse externo melhora a vida dos mais produtivos, complementando a compatibilidade já disponível com o teclado, e o novo ambiente Bora Bora entrega um ambiente virtual mais relaxante para quem vai trabalhar com o Vision Pro por várias horas.

O Modo Convidado passa a receber uma memória própria, evitando as calibrações constantes para outros usuários, e o HealthKit foi integrado ao Vison Pro para que o dispositivo passe a monitorar alguns aspectos de sua saúde.

O receptor AirPlay permite a transmissão de conteúdos de vídeo de outros dispositivos para o Vision Pro, como se fosse um Apple TV. E a tela inicial é totalmente personalizável, liberando o usuário para integrar os recursos que mais importa logo de cara.

 

Disponibilidade

A data oficial de lançamento do visionOS 2 ainda não foi divulgada pela Apple. Seguindo o padrão de anos anteriores, o anúncio oficial deve ocorrer no início de setembro, junto com a nova geração do iPhone.

Até lá, novas versões beta do visionOS 2 serão lançadas a cada duas semanas. E certamente você não precisa ter muita pressa com a chegada da nova versão desse sistema operacional, já que (muito provavelmente) você não tem um Apple Vision Pro para chamar de seu.


Compartilhe