Depois de algum tempo, é normal que o seu smartphone fique mais lento, perdendo fluidez. Aplicativos que levam mais tempo para abrir e menus que levam mais tempo para aparecer.

O problema acontece no Android e no iOS, e as soluções são diferentes para cada plataforma. Nesse post, vamos ver como você pode resolver alguns desses problemas no Android.

Atualizações que deixam o smartphone mais lento

Se você recebe atualizações do sistema operacional, saiba que esse software pode não estar tão otimizado como a versão anterior, causando alguma lentidão.

Além disso, o fabricante do seu dispositivo pode adicionar alguns bloatwares nas atualizações, que rodam em segundo plano consumindo recursos e deixando a experiência de uso menos fluída.

Porém, mesmo sem receber atualizações para o sistema operacional, os seus aplicativos podem ser atualizados, e estes são otimizados para hardwares mais novos, deixando o desempenho nos dispositivos antigos aquém do esperado.

 

Solução
Não há muito que fazer aqui. É a lei da tecnologia, e ao longo do tempo e com as atualizações, os dispositivos vão ficando mais lentos.

Você até pode instalar uma Custom ROM para não incluir softwares desnecessários ou skins customizadas, que acabam consumindo recursos, mas esta é uma solução indicada para usuários com conhecimentos avançados.

Por fim, você pode optar pelas versões Lite dos seus aplicativos favoritos. Ajuda a poupar recursos do seu dispositivo.

Processos em segundo plano no Android

Alguns dos aplicativos que você instalou no seu smartphone começam a funcionar assim que você liga o dispositivo. Instalar vários aplicativos desse tipo consome recursos de processador e RAM, piorando a experiência de uso.

Além disso, usar uma Live Wallpaper um muitos widgets também resulta em elevado consumo de recursos de sistema. Ou seja, se você simplificar o seu ambiente de trabalho também terá um aumento de desempenho e autonomia de bateria.

 

Solução
Desative a Live Wallpaper, remova os widgets e desinstale ou desative aplicativos inúteis. Verifique os apps em segundo plano em Configurações e Opções de Programdor. Depois, vá em Serviços em Execução.

Desinstale os aplicativos que você não usa. Se você não conseguir desinstalar por ser um aplicativo de fábrica, basta desativar o mesmo.

Pouco espaço de armazenamento

Um smartphone com pouco espaço de armazenamento fica mais lento, já que o processo de gravação se torna mais complicado. Arquivos em cache dos aplicativos podem consumir muito espaço no sistema, e apagar esses arquivos pode liberar muito espaço no dispositivo, aumentando seu desempenho.

Solução
Use serviços cloud, como o Google Fotos para apagar as imagens armazenadas no disco, mas mantendo acesso à elas com uma cópia na nuvem.

Desinstale aplicativos que você não usa, e apague arquivos desnecessários. Limpe o cache dos aplicativos.

O último caso é fazer um reset de fábrica do dispositivo, apagando tudo o que é inútil de forma mais fácil. Lembre-se de fazer um backup antes de realizar tal procedimento.

O que não fazer
Não use serviços como CleanMaster ou feche aplicativos em execução. O Android sabe como gerenciar os seus recursos sem o uso de ferramentas extras.