Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Sem o VPN, o Google One ainda vale a pena?

Sem o VPN, o Google One ainda vale a pena?

Compartilhe

A rede VPN do Google One, que estava disponível para assinantes em dispositivos móveis e computadores, foi desativada conforme previsto anteriormente.

Dessa forma, temos mais um serviço que passa a fazer parte do famoso (e muito povoado) “cemitério do Google”, se unindo ao Picasa, o Orkut, o RSS, o Podcast e vários outras soluções previamente descontinuadas.

É uma péssima notícia para os assinantes do Google One, que agora estão limitados ao pagamento do maior espaço de armazenamento e nada mais.

Será que vale a pena seguir pagando tanto para receber tão pouco?

 

O que o Google não te contou sobre o fim do VPN no Google One

De forma prioritária, o Google One é o serviço de assinatura do Google para obter armazenamento extra no Google Drive, e o VPN era uma das funcionalidades adicionais que o serviço oferecia.

O problema é que o fim do serviço de VPN arrastou outros serviços que não eram muito populares (porque não eram muito divulgados pelo Google, convenhamos), mas que poderiam ser bem úteis para grupos específicos de usuários.

Com o fim do VPN, o Google também removeu do plano de assinatura recursos de verificação de e-mail na Dark Web e os filtros avançados no Google Fotos.

O monitoramento de e-mails ficará disponível de graça para todos os usuários, gratuitos ou pagos. E o filtro no serviço de armazenamento de fotos na nuvem será substituído pelos recursos de Inteligência Artificial do Gemini que será integrado em várias áreas do Google.

Na prática, você agora só tem o armazenamento adicional no Google One como recurso realmente relevante, de modo que é fundamental que você repense suas prioridades ao manter a assinatura do serviço.

É quase inevitável constatar que o Google One perdeu valor agregado, e a assinatura dos planos mais caros deixa de ser tão vantajosa assim. E só piora quando pensamos que a versão com Gemini Advanced custa muito mais cara que as demais.

 

Desinstale o app do Google One

O Google recomenda que os usuários realizem a desinstalação do aplicativo do Google One dos computadores, pois agora ele se limita apenas ao armazenamento extra.

Para quem utilizava o VPN gratuito do Google, além de lamentar a decisão, resta a busca de um novo serviço para chamar de seu.

Você pode sim utilizar um novo serviço de VPN gratuito e até mesmo aqueles integrados a navegadores web, como são os casos do Opera GX e Brave.

Independentemente de sua escolha, sempre escolha um serviço minimamente confiável para a sua navegação na internet. Ou pague por uma VPN de qualidade.

 


Compartilhe