dormir

Todo mundo sabe que dietas não servem para perder peso. Pelo contrário: é a melhor forma de obter quilos a mais. O que você não sabia (e nem eu) é que dormir é uma das estratégias mais eficientes para ter uma dieta mais saudável.

Um novo ensaio clínico aleatorizado realizado pelo King’s College London mostra que dormir mais tempo a cada noite reduz a ingestão de açúcares livres e carboidratos. Isso se soma a ideia cada vez mais generalizada de que o que engorda é, na verdade, nosso estilo de vida.

O estudo reforça o óbvio: o sono é mais importante do que parece. Enquanto por um lado se conecta com enfermidades de todo o tipo, os adultos cada vez dormem menos.

Dormir pouco produz problemas cognitivos, metabólicos e endócrinos (com efeitos similares aos do envelhecimento), imunológicos (ao impedir o correto funcionamento do sistema imune) e oncológicos (com especial incidência no câncer de mama). Sabíamos que aumenta as chances de ter diabetes, demência, enfermidades cardiovasculares e obesidade. E esse estudo pode mostrar algumas chaves disso.

 

waffle de coração - Quanto mais você dormir, menos açúcar e carboidratos você vai ingerir

 

Depois de encontrar algumas correlações interessantes entre horas de sono e alimentação, o estudo fez um ensaio clínico para descobrir o real impacto das horas de sono na ingestão de um determinado tipo de nutrientes.

Os resultados são curiosos: descobriram que dormir 45 minutos a mais reduz em até 10 gramas a ingestão de açúcares livres e diminui o consumo de carboidratos. A quantidade de comida poderá ser parecida, mas a composição será mais saudável.

O mecanismo não é muito claro, mas se trata de um pequeno estudo piloto que tenta estudar melhor o assunto.

O mais interssante é que o fato de prolongar o sono leva a uma redução na ingestão de açúcares livres. Ou seja, uma simples mudança de estilo de vida pode ajudar realmente a consumir dietas mais saudáveis.

Não é uma fórmula mágica, mas mostra claramente que respeitar os ritmos de nosso próprio corpo tem consequências muito positivas.

 

+info