Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Por que o iPhone 13 Mini foi uma das piores compras da sua vida

Por que o iPhone 13 Mini foi uma das piores compras da sua vida

Compartilhe

O iPhone 13 Mini pode até parecer uma boa alternativa de smartphone da Apple com dimensões compactas. Algumas pessoas passaram os últimos anos reclamando que não tinham a chance de adquirir um telefone da gigante de Cupertino que não parecesse uma sandália Havaianas no bolso da bermuda.

Mas na prática, o iPhone 13 Mini foi um dos piores smartphones da Apple que você poderia comprar. Não me leve a mal: eu tive uma unidade desse modelo, e gostava dele. Mas posso falar com propriedade que quem não gostou tem os seus motivos para isso.

Vou compartilhar com você os dois principais problemas do iPhone 13 Mini, que são tão óbvios que qualquer usuário já imagina quais são. Mas vale a pena ler o artigo só para ter certeza do que vou falar.

 

Uma bateria insuficiente

A principal fonte de decepção de quem comprou um iPhone 13 Mini foi a sua bateria, com apenas 2.428 mAh. Não era o suficiente para um dia de uso moderado, transformando o dispositivo no “telefone fixo mais caro do mundo”.

Esse problema da baixa autonomia de bateria do iPhone 13 Mini foi “herdado” do iPhone 12 Mini. E isso, porque essa versão era melhor do que a anterior neste aspecto. E, mesmo assim, durava muito menos do que o ideal.

Nas viagens, a baixa autonomia de bateria do iPhone 13 Mini se tornava algo ainda mais evidente, se esgotando em apenas 2,5 horas de visualização de vídeos no YouTube e envio de mensagens pelo WhatsApp durante o deslocamento.

Isso acontece porque o telefone fica o tempo todo buscando o sinal de rede, e em uma viagem terrestre o 5G ou 4G não é uma constante. Logo, o telefone vai gastar mais bateria nessa tentativa de localizar o sinal da operadora.

Jogar games no iPhone 13 Mini era outro motivo óbvio para a drenagem exagerada de bateria. Quem tentou jogar Call of Duty Mobile com a qualidade máxima simplesmente matou a autonomia do smartphone, sem falar na dificuldade em visualizar todos os elementos naquela tela pequena.

Resultado: você precisa carregar esse iPhone pelo menos duas vezes por dia, de forma inevitável. Haja paciência para isso.

 

Tela pequena demais

O segundo problema que o iPhone 13 Mini é tão irônico, que ajuda a justificar a sua retirada de mercado por parte da Apple: a sua tela, o principal motivo de sua existência, era pequena demais.

Uma tela de 5.4 polegadas no mundo da telefonia móvel atual é realmente insuficiente para alguns usuários. Para o iOS em si pode não fazer muita diferença, mas para jogos, conteúdo multimídia e navegação na internet, a experiência de uso chega a ser irritante.

Se torna muito difícil visualizar os pequenos elementos informativos na tela dos jogos, principalmente quando boa parte dessa tela é ocupada pelos polegares do jogador, que precisam interagir com os botões de ação.

Tudo bem, você pode usar um controle Bluetooth para sincronizar com o iPhone e deixar a tela livre para o jogo. Mesmo assim: pequenas informações em textos e letras se tornam praticamente impossíveis de serem visualizados normalmente.

Sem falar na hora de ver filmes e séries na tela do pequeno iPhone 13 Mini. A portabilidade está garantida, mas a boa experiência de visualização das legendas é praticamente descartada.

E não há quem aguente uma tela tão pequena em um telefone.

Moral da história: o iPhone 13 Mini foi descontinuado “com méritos”.

E que descanse em paz.


Compartilhe