Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas de Compras | O que você precisa saber antes de comprar um smartphone recondicionado neste momento

O que você precisa saber antes de comprar um smartphone recondicionado neste momento

Compartilhe

Quem quer pagar pouco por um iPhone? Exatamente: todo mundo. E uma das alternativas para aqueles que não contam com tanto dinheiro sobrando é investir em um smartphone de segunda mão ou recondicionado.

Acontece que não é todo mundo que entende a diferença entre uma modalidade e outra de venda. E isso, mesmo depois de anos e anos falando sobre essas alternativas para economizar em eletrônicos.

Como ninguém nasce sabendo, estou aqui para mais uma vez oferecer um pouco de conhecimento, mostrando as diferenças entre as duas modalidades, e por que pode valer a pena investir o dinheiro em um smartphone recondicionado.

 

As principais diferenças entre uma modalidade e outra

Do começo, para facilitar a vida dos mais leigos.

Smartphones de segunda mão são geralmente vendidos por particulares, enquanto os recondicionados são oferecidos por lojas especializadas após passarem por inspeções técnicas.

Na prática, os recondicionados contam com uma garantia mínima de três meses (não é lei, é uma regra), o que torna o dispositivo mais confiável para uma compra de longo prazo.

Já os telefones de segunda mão exigem do comprador uma espécie de “assinatura de pacto de confiança” com o vendedor, pois é basicamente torcer que no final a compra não será uma manipulação do “la garantia soy yo”.

Os smartphones recondicionados podem vir de devoluções, unidades de exposição ou produtos reparados, e são meticulosamente avaliados e limpos antes da venda. Já os telefones de segunda mão não passam por esse processo, e até por causa disso são um pouco mais baratos, mas sempre podem variar na qualidade e funcionamento.

 

Os conselhos se você vai comprar um smartphone recondicionado

A principal vantagem dos recondicionados é mesmo a garantia oferecida, que oferece uma proteção extra contra defeitos que não foram previamente detectados.

Outro ponto que deve ser considerado é a origem controlada por uma inspeção técnica mais rigorosa dos dispositivos. O telefone sempre vai chegar em bom estado de funcionamento ao usuário, minimizando os riscos associados na compra de produtos usados.

De qualquer forma, se você vai comprar um smartphone recondicionado, sempre verifique o histórico da loja com as avaliações de outros consumidores. E procure investir o seu dinheiro em plataformas renomadas e verificadas, só para evitar os problemas que infelizmente podem aparecer durante ou após a compra.

Também é altamente recomendado ler a descrição do produto, observando sempre os detalhes do anúncio que podem passar batido por boa parte dos compradores.

Verifique como está o estado físico do smartphone, quais são os acessórios incluídos, o modelo que você está comprando e eventuais defeitos ou anormalidades. Olhar para os detalhes ajuda a evitar surpresas desagradáveis quando o produto chegar até a sua casa.

 

Onde comprar smartphones recondicionados?

Grandes plataformas como Amazon e Mercado Livre contam com seções específicas para telefones recondicionados, ou pelo menos com a indicação do status do produto no título do anúncio. Além disso, a Apple também oferece unidades recondicionadas do iPhone em sua loja oficial.

Sem falar nas lojas especializadas em vender smartphones recondicionados, que não serão mencionadas porque não estão me pagando um centavo sequer para promover suas marcas neste blog.


Compartilhe