Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Análises e Reviews | (Motorola) Edge 50 Pro vs Edge 50 Fusion

(Motorola) Edge 50 Pro vs Edge 50 Fusion

Compartilhe

Muitos podem achar que a Motorola perdeu a noção das coisas quando lança o Edge 50 Fusion semanas depois do Edge 50 Pro, mas isso não é verdade. Ainda farei o comparativo dos dois modelos, mas posso dizer que ambos são consideravelmente diferentes.

Os dois modelos entregam identidade própria, e quando olhamos com atenção para alguns dos seus detalhes, identificamos diferenciais que podem justificar o investimento em cada um deles, considerando inclusive a categoria e faixa de preço que ambos se encontram.

Por isso, vou dedicar algum tempo da minha vida para comentar as principais diferenças entre o Edge 50 Pro e o Edge 50 Fusion.

 

Design e tela

Apesar de ambos contarem com o mesmo tamanho de tela (6.7 polegadas, FullHD+), o Edge 50 Fusion é mais leve (174,9g vs 186g), mesmo porque usa materiais de construção mais simples (polímero de silicone e plástico) que aqueles encontrados no modelo de linha média premium (que tem frame de alumínio nas laterais).

Ambos contam com resistência IP68 (poeira e 1.5 m de profundidade por 30 minutos) e o mesmo tipo de tela pOLED. Porém, o Edge 50 Pro conta com taxa de atualização de 144 Hz e 2.000 nits de brilho, contra 120 Hz e 1.600 nits para o modelo Fusion.

 

Processador e sistema operacional

Aqui estão as grandes diferenças entre os dois modelos, principalmente nas versões comercializadas no Brasil.

O Motorola Edge 50 Pro recebe o processador Snapdragon 7 Gen 3, que é consideravelmente mais recente e potente que o Snapdragon 6 Gen 1 do Edge 50 Fusion.

Os dois são chips muito competentes, mas é indiscutível que o Edge 50 Pro tem uma possibilidade maior de desempenho em relação ao modelo Fusion.

Sem falar na quantidade de atualizações, que é mais baixa que toda a concorrência nos dois modelos, mas que pode ir mais longe no Edge 50 Pro. Ambos partem do Android 14 com a interface Hello com suporte para a Inteligência Artificial.

Lá fora, o Edge 50 Fusion recebe o chip Snapdrgon 7s Gen 2, o que deixaria a diferença de desempenho menor. Mas por um motivo não explicado, a Motorola decidiu trazer para o Brasil o Fusion com o Snapdragon 6 Gen 1.

E… antes que você me pergunte… ambos carregam a mesma quantidade de RAM e armazenamento.

 

Câmeras

As diferenças mais acentuadas entre eles são significativas para determinar os valores cobrados pelos dois modelos, pelo menos neste aspecto.

O Edge 50 Pro tem um sensor de 50 MP com abertura f/1.4, que é definida pela Motorola como “a maior abertura de todas em um smartphone” (pelo menos entre os dispositivos intermediários não tenho dúvidas de que pode ser), beneficiando dessa forma as fotos registradas em ambientes com baixa luminosidade.

Já o Edge 50 Fusion possui um sensor principal de 50 MP (f/1.8) com o principal destaque para a tecnologia LYTIA 700C da Sony, o que deve entregar uma qualidade acima da média para um dispositivo intermediário.

O modelo Pro tem um sensor telefoto de 10 MP com OIS que não está presente no Fusion, o que deve fazer a diferença para os usuários mais exigentes.

E na câmera frontal, o Pro abusa de todo mundo com esse sensor de 50 MP (f/1.9), enquanto o modelo Fusion também pode superar boa parte da concorrência com um sensor de 32 MP (f/2.45), ambos com wide.

 

Bateria

Aqui, uma escolha controversa. Ou não, se a Motorola considera a melhor relação custo-benefício.

O Edge 50 Fusion conta com uma bateria de 5.000 mAh compatível com recarga rápida de 68W. Já o Edge 50 Pro conta com uma bateria de apenas 4.500 mAh, mas com 125W de carga.

Resultado: o primeiro pode carregar 50% de bateria em 15 minutos, e o segundo promete fazer 100% de recarga em 18 minutos (todos os números mencionados de acordo com a Motorola).

E o modelo Pro possui recarga sem fio de 50W e recarga reversa de 10W.

Então… você escolhe o que é melhor para as suas necessidades. Não dá para ter tudo nesse mundo.

 

O que mais?

O Edge 50 Pro tem WiFi mais rápido, Bluetooth 5.4 (mais rápido), uma maior compatibilidade com recursos de GPS, USB-C 3.1 e DisplayPort 1.4. Todos esses recursos são possíveis pela presença do Snapdragon 7 Gen 3 presente nele.

 

Qual você deve comprar?

Os dois modelos são muito competentes (ou pelo menos prometem ser), mas fazem parte de grupos diferentes de dispositivos.

Um não vai canibalizar o outro no mercado, e é importante que você saiba qual é o mais indicado para o seu perfil e necessidades.

 

Compre o Motorola Edge 50 Pro se:

  • Você deseja a melhor performance para tarefas mais complexas, inclusive a possibilidade de conectar o smartphone em um monitor externo.
  • Você deseja as melhores câmeras entre os dois modelos, tanto na frontal como na traseira.
  • Você deseja a melhor conectividade via WiFi e Bluetooth, ou não quer perder muito tempo na recarga da bateria.

 

Compre o Motorola Edge 50 Fusion se:

  • Você quer câmeras competentes e um pouco acima da média dentro de sua faixa de preço ou categoria.
  • Você deseja ter uma autonomia de bateria teoricamente maior, considerando os 500 mAh a mais que o modelo Pro.
  • Você precisa da melhor relação custo-benefício entre os dois modelos, e não necessariamente o telefone mais potente entre os dois.

 

Espero ter ajudado de alguma forma. E boas compras.


Compartilhe