Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | MediaTek Dimensity 9300 faz Apple, Samsung e Qualcomm tremerem de medo

MediaTek Dimensity 9300 faz Apple, Samsung e Qualcomm tremerem de medo

Compartilhe

A MediaTek acaba de lançar seu mais recente e poderoso processador, o Dimensity 9300, que promete competir com os melhores chips do mercado, incluindo é claro o Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 e o Apple A17 Pro.

A missão da MediaTek é complicada, mas a tecnologia de desenvolvimento de processadores evoluiu tanto, que não podemos duvidar de mais nada. Sem falar que esse fabricante melhorou drasticamente a qualidade dos seus processadores.

Neste artigo, vamos apresentar as principais características e inovações do MediaTek Dimensity 9300, um chip que promete ser um divisor de águas no mundo dos dispositivos móveis.

 

Especificações Técnicas Detalhadas do MediaTek Dimensity 9300

  •     Processo de Fabricação: 4 nanômetros, TSMC
  •     CPU: 4 x Cortex-X4 até 3.25 GHz / 4 x A720 até 2.0 GHz
  •     GPU: Arm Immortalis-G720 MC12 com RayTracing, que promete melhorias significativas na experiência de jogos e gráficos.
  •     Inteligência Artificial: Unidade de processamento MediaTek APU 790 (IA generativa local), uma peça-chave para aprimorar a eficiência e recursos de IA nos dispositivos que utilizam o Dimensity 9300.
  •     Modem: R16 (mmWave + Sub-6GHz) para conectividade 5G de alta velocidade.
  •     Conectividade e Localização: O processador é compatível com WiFi 7 e suporta diversas bandas WiFi, incluindo 6 GHz, 5 GHz e 2.4 GHz. Além disso, apresenta Bluetooth 5.4 para conexões sem fio. Também suporta 5G Sub-6 GHz, proporcionando conectividade de última geração.
  •     Suporte para Câmeras: O Dimensity 9300 é capaz de suportar câmeras com resolução de até 320 MP, uma característica importante para a crescente demanda por qualidade na fotografia móvel. Ele também oferece a capacidade de gravar vídeos em 8K30 (7690 x 4320) e 4K60 (3840 x 2160).
  •     Suporte para Telas: A tela de um dispositivo equipado com o Dimensity 9300 pode atingir até Quad HD+ com 180 Hz e resolução 4K com 120 Hz. Além disso, ele oferece suporte para o Google Ultra HDR e tecnologia antiquemaduras para telas AMOLED, garantindo uma experiência visual superior.

 

Entendendo o salto tecnológico da MediaTek no Dimensity 9300

O Dimensity 9300 é baseado no processo de fabricação 4 nanômetros de terceira geração da TSMC, que já é um grande diferencial para esse chip. Ele recebe uma nova estrutura de núcleos, com destaque para os 4 núcleos ARM Cortex-X4, capazes de atingir até 3.25 GHz, e os 4 núcleos ARM Cortex-A720, com uma velocidade de até 2.0 GHz.

Dessa forma, esse processador tenta entregar uma maior otimização no consumo energético, o que pode resultar em maior autonomia de bateria nos dispositivos. E esse sempre é um ótimo argumento a favor de qualquer processador.

Em comparação com seu antecessor, o Dimensity 9200, a MediaTek promete um salto de 15% em desempenho mononúcleo e 40% em desempenho multinúcleo. No que diz respeito à GPU, a melhoria é ainda mais notável, com um aumento prometido de 46%, o que significa quase o dobro de desempenho com o mesmo consumo energético.

Lembrando sempre que, diferente de algumas marcas que bem conhecemos (cof, cof… Apple… cof, cof…), a comparação que a MediaTek faz é com o processador que chegou ao mercado no ano passado, e não com o chip de 2021. Ou seja, ela apresenta ganhos reais no Dimensity 9300, prometendo impactos práticos na experiência de uso.

O Dimensity 9300 apresenta o APU 790 AI, um coprocessador dedicado ao processamento de tarefas relacionadas à inteligência artificial. Ele é até 45% mais eficiente que seu predecessor e oito vezes mais rápido.

Aqui, temos mais um chip pensado nas tarefas de aprendizado de máquina, como Meta Llama 2 e Baidu AI LLM, reforçando a tendência de uma telefonia móvel voltada para os aplicativos de Inteligência Artificial.

 

Aprimoramentos no ISP e conectividade avançada

O processador de sinal de imagem (ISP) do Dimensity 9300 é compatível com gravação em modo cinematográfico 4K a 30 FPS, redução de ruído por meio de IA e processamento em modos RAW (vídeo e foto). Além disso, suporta Ultra HDR, o novo formato HDR da Android 14, aprimorando o alcance dinâmico nas fotos e vídeos capturados com dispositivos equipados com o Dimensity 9300.

Os fabricantes de smartphones que apostarem nesse processador pensando na melhor qualidade fotográfica podem se dar bem nessa combinação de hardware e software. É claro que outros fatores vão influenciar, como a qualidade do sensor e o nível de pós-processamento do aplicativo de câmera, e precisamos conferir os primeiros resultados práticos que esse chip pode oferecer nas fotos e vídeos.

Assim como o Snapdragon 8 Gen 3, o Dimensity 9300 oferece conectividade de última geração. Ele é compatível com WiFi 7, que pode atingir até 6,5 Gbps, além de ser capaz de se conectar a redes 5G Sub-6 GHz e 8CC-CA mmWave.

E isso é o mínimo que se pede em qualquer smartphone que vai enviar conteúdos pesados para a nuvem.

 

Quando o Dimensity 9300 chega ao mercado?

O MediaTek Dimensity 9300 tem previsão de chegada em alguns dos melhores smartphones do mercado já no final de 2023, com o Vivo X100 sendo um dos primeiros modelos a oferecer o novo processador para os usuários.

Se o chip fizer tudo o que promete, temos aqui um duro golpe para Apple, Samsung e Qualcomm. A MediaTek parece ter alcançado um ponto de maturidade para competir de igual para igual com as outras gigantes do setor, com a vantagem de poder oferecer um hardware mais barato para os fabricantes.

E tudo o que o consumidor médio mais gosta é poder pagar menos por uma potência bruta ainda maior.

Vamos esperar pacientemente pelos primeiros testes práticos do MediaTek Dimensity 9300. O potencial para algo realmente impressionante é grande, mas criar expectativas é sempre perigoso. Alimentar esse monstro normalmente gera decepções.


Compartilhe