copadomundo - Mais uma inteligência artificial tenta prever o vencedor da Copa do Mundo 2018

Um grupo de cientistas pesquisadores da Technical University of Dortmund (Alemanha) desenvolveu uma inteligência artificial que tentou prever o vencedor de cada jogo da Copa do Mundo FIFA Rússia 2018.

A IA é composta por uma série de redes neuronais complexas, e utilizou uma técnica de busca aleatória, buscando vários fatores para armar árvores de decisões com diferentes simulações, tentando prever o campeão da competição.

Elementos como o grupo de jogo, o Produto Interno Bruto, a população do país, a classificação no ranking da FIFA e dos times foram alguns dos elementos ponderados pela IA.

Também foram cruzadas as propriedades das seleções, como idade média de jogadores, número de jogadores de cada país na UEFA Champions League e até a sua relação geográfica com a Rússia.

No final, foram realizadas mais de 100 mil simulações, escolhendo os vencedores mais recorrentes em cada jogo para determinar a jornada de todo o campeonato.

 

ia copa do mundo - Mais uma inteligência artificial tenta prever o vencedor da Copa do Mundo 2018

 

Como você pode ver, o final não vai nos agradar. De novo. Mas é importante lembrar que essa inteligência artificial foi desenvolvida na Alemanha. Logo, desconfie.

 

Via Technology Review