iphone x versos a rapa

Com o iPhone X como uma realidade, o cenário dos smartphones top de linha que apostam em um design sem bordas de tela está completo. Logo, é hora de comparar cada dispositivo disponível.

As marcas colocam como principal atrativo para os modelos de elite as telas sem bordas (ou pelo menos reduzidas ao extremo). As propostas são similares, mas algumas peculiaridades precisam ser consideradas pelo consumidor.

O iPhone X se une aos já conhecidos Samsung Galaxy Note 8, LG V30 e Xiaomi Mi MIX 2, alvos desse comparativo. Todos os modelos contam com 80% ou mais de tela na parte frontal, com diferenças no tipo de material (apenas a Xiaomi não apostou no OLED) e em menor medida nas polegadas de tela.

São modelos muito ajustados no peso e na espessura para a diagonal de tela proposta. Todos contam com materiais de alta qualidade e proteção contra água e poeira, com exceção do Mi MIX 2.

Com exceção do iPhone X, todos os modelos contam com botão Home e leitor de digitais na parte traseira. A Apple decidiu se arriscar, optando por um controle de gestos na interface e a identificação facial para desbloqueio e pagamentos. Samsung e LG também oferecem reconhecimento facial, mas mantiveram o leitor biométrico.

As demais características técnicas desses modelos tendem a ser mais parelhas. A experiência de uso plena está garantida, com um desempenho máximo e interação fluída, independente dos números e combinação de processador + RAM.

As diferenças estão presentes na escolha do armazenamento interno, onde o iPhone X e o Mi MIX 2 oferecem capacidade final maior, mas não permitem a expansão via microSD. Tanto o Note 8 como o LG V30 só contam com versões com 64 GB de armazenamento (uma versão especial do V30 possui mais capacidade de série), e o iPhone X salta direto do 64 GB para 256 GB, sem as capacidades intermediárias presentes na Xiaomi.

Na bateria e sistema de carga, também temos números similares, com destaque para os modos de recarga rápida presentes no iPhone X, no Note 8 e no LG V30.

Todos os modelos contam com câmera dupla traseira, com exceção do Xiaomi Mi MIX 2, e esta foi uma surpresa negativa desse produto. iPhone X e Note 8 oferecem sensores duplos traseiros de 12 MP com zoom de 2x e estabilização OIS nas duas câmeras.

Já o LG V30 tem uma segunda câmera com grande angular, e seu sensor principal tem luminosidade de f/1.6.

Por fim, o preço.

É uma linha premium, mas o iPhone X é o “vencedor”, como o smartphone mais caro, e que não vai ter seu preço reduzido ao longo dos meses. Os demais modelos contam com preços menos caros, e a Xiaomi aqui entrega com sobras o menor preço sugerido.

Cabe a cada consumidor considerar os prós e os contras antes de realizar uma escolha. Cada um de nós sabe o quanto pesa no bolso.