Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Smartphones | Eu vivi para ver o Android receber mais atualizações que o iOS

Eu vivi para ver o Android receber mais atualizações que o iOS

Compartilhe

Quem poderia imaginar que esse dia iria chegar…

De forma oficial, pelo menos dois fabricantes de smartphones Android (Samsung e Google) oferecem mais anos de atualizações para os seus telefones top de linha que a Apple com os modelos do iPhone elegíveis para as versões mais recentes do iOS.

Durante anos, a realidade do Android era de, no máximo, quatro atualizações para os dispositivos mais potentes. E o suporte longevo sempre foi um grande diferencial da gigante de Cupertino.

Esse é, literalmente, o caso do “parece que o jogo virou”. E a própria Apple reconhece isso.

 

O cenário de momento nas atualizações dos smartphones

Quem se destaca neste aspecto são Samsung e Google, que estão oferecendo 7 anos de atualizações em seus smartphones topo de linha, superando a Apple pela primeira vez neste aspecto.

Os modelos Galaxy S24, S24+ e S24 Ultra da Samsung e Google Pixel 8, Pixel 8 Pro e Pixel 8a são os telefones que hoje recebem a maior janela de atualizações do sistema operacional, com um valor agregado que pode ser considerado único no mercado de smartphones.

Já a Apple confirma que a série iPhone 15 vai receber suporte oficial até setembro de 2028, se comprometendo dessa forma com 5 anos de atualizações, ficando atrás da concorrência.

Existe uma explicação para esse cenário: a Apple foi obrigada a anunciar um suporte mínimo de 5 anos devido às novas leis do Reino Unido. Ou seja, existe a possibilidade de a empresa oferecer atualizações adicionais por surpresa, como já fez no passado.

Xiaomi e OPPO, duas marcas que hoje estão no Top 5 de vendas globais de smartphones, oferecem 4 anos de atualizações de software e segurança para seus modelos mais recentes.

A dupla também têm um histórico de fornecer atualizações para além do período prometido inicialmente, de modo que os seus usuários também podem esperar por surpresas positivas neste aspecto.

 

iPhone perde um de seus grandes atrativos

Por muitos anos, as longas janelas atualizações do iPhone foram um dos principais motivos para escolher a marca. Perder a liderança neste aspecto faz com que a Apple perca um dos seus elementos argumentativos e de marketing mais poderosos para convencer os usuários a investir nos seus telefones.

Não dá para saber como isso vai impactar na visibilidade do iPhone neste primeiro momento, e a tendência é que isso não aconteça, já que todo mundo sabe que a o normal é que a Apple entregue mais do que cinco anos de atualizações para os modelos mais recentes do seu smartphone.

Toda a questão aqui está no uso da expressão “período mínimo garantido”, e aqui é melhor garantir “para baixo” e depois surpreender a todos com mais anos de atualizações do que gerar o monstro da expectativa e decepcionar a todos com uma janela menor de updates.

De qualquer forma, é uma mudança de dinâmica no mercado de smartphones, onde Samsung e Google entenderam o que os seus usuários mais desejam nas atualizações dos seus caros dispositivos. Esse fator pode ser decisivo para o investimento em um telefone, considerando que este vínculo se torna a longo prazo.

Diferente do que a Motorola acredita (ou melhor, que informa como “decisão dos seus clientes”), os usuários esperam cada vez mais suporte prolongado para seus dispositivos, exigindo que as empresas se adaptem.

No final das contas, quem tem um iPhone sabe que não vai perder o suporte de atualizações do iOS a longo prazo, tal e como a Apple sempre fez.


Compartilhe