TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Desktop ou laptop gaming: em qual deles você deve investir o seu dinheiro? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Desktop PC | Desktop ou laptop gaming: em qual deles você deve investir o seu dinheiro?

Desktop ou laptop gaming: em qual deles você deve investir o seu dinheiro?

Compartilhe

A rivalidade entre laptop e desktop no universo gaming é antiga, mas os últimos avanços tecnológicos diminuíram drasticamente a diferença entre os dois formatos.

Processadores de quatro núcleos representam a maior conquista no universo dos portáteis em 2017. Mas vários outros aspectos podem determinar que não há um final tão feliz quanto parece.

 

 

Mas, antes… o que é um laptop gaming?

 

 

É todo notebook dedicado aos gamers. Logo, qualquer computador da Apple fica de fora da equação, assim como o Microsoft Surface e notebooks híbridos. Também saem da lista qualuqer notebook pensado na produtividade (LG Gram, Xiaomi Notebook, etc).

Logo, restam os notebooks tradicionais e os gamers. No segundo grupo, temos extravagâncias pensadas na melhor performance possível. Vamos listar os itens mais importantes nessas especificações.

 

1. Placa gráfica

Durante anos, muitas pessoas reclamaram (com razão) dos notebooks com gráficos da série ‘m’ (de ‘mobile’), com menor poder gráfico que o seu equivalente para desktop. Felizmente, muitos portáteis hoje contam com as versões normais dessas placas.

Mas isso tem um custo. E não é o financeiro, mas sim o do aumento de peso, de tamanho do chassi e maior instabilidade de temperaturas.

2. O processador

Tal e como as placas gráficas, os processadores ainda estão em uma versão mais fraca que o seu equivalente dos desktops (mesmo com o progresso das versões com quatro núcleos). Mesmo sem ter grandes rivalidades nesse aspecto, o quad-core chegou para melhorar e muito a experiência gaming em um portátil.

3. Chassi, temperatura e peso

São itens com correlação direta.

Um notebook gaming top de linha normalmente tem chassis com 2 ou 3 vezes o tamanho de um portátil de produtividade. É algo inevitável por causa das peças que encontramos lá dentro. Quanto melhores, maiores e mais pesadas são, além de precisarem de mais espaço para dissipar o calor.

Por outro lado, um desktop tem mais espaço para ventoinhas, e o peso das peças não pesam no uso diário.

4. Preços, periféricos e bateria

É aqui que as coisas se complicam.

Os portáteis são mais caros que os desktops, e o preço mais caro não se justifica pelo aumento dos valores dos periféricos.

Monitores não são baratos, mas podemos encontrá-los com grandes margens de preço. Por outro lado, um teclado mecânico também aument ao preço final, apesar de também poder ser adquirido separadamente.

Por fim, ninguém vai comprar um notebook gaming e jogar com o trackpad. É preciso comprar um mouse dedicado. Além disso, a bateria é outro diferencial: duas horas é o que um notebook desses aguenta longe da tomada, e usar o carregador torna a solução portátil não tão portátil.

Por fim, o fato de tornar upgrades algo bem limitado, especialmente nos gráficos e processador deixam os portáteis em clara desvantagem.

Por fim… laptop ou desktop gaming?

Desktop. Não podemos ser contrários aos portáteis. Pelo contrário. Mas para um uso hardcore, os desktops tradicionais são mais recomendados.

A diferença de preço é tão grande, que é preciso muita coragem para investir em um notebook gaming de verdade. Vai sobrar uma grana boa o suficiente para comprar um notebook mais barato para aquelas atividades profissionais que podem ajudar a pagar o investimento no desktop gaming que você acabou de montar.


Compartilhe