Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como resolver os problemas reinicialização aleatória no seu Samsung Galaxy (ou em qualquer outro smartphone Android)

Como resolver os problemas reinicialização aleatória no seu Samsung Galaxy (ou em qualquer outro smartphone Android)

Compartilhe

As reinicializações constantes em smartphones Samsung Galaxy podem acontecer por problemas pouco comuns que podem interferir no uso diário do dispositivo, além de gerar dores de cabeça constantes nos usuários.

Os motivos para esse comportamento anormal nos smartphones da Samsung são os mais diversos, e é preciso analisar caso a caso para encontrar uma solução específica.

Este artigo explorará as causas desses reinícios e oferecerá soluções detalhadas para resolver o problema, dependendo do cenário apresentado.

A maioria dos procedimentos mencionados a seguir são de simples execução, e podem ser executados por qualquer usuário, independentemente do nível de conhecimento ou habilidades com o smartphone.

 

Atualização de software e pequenos acidentes cotidianos

Uma atualização de software pendente pode causar reinicializações automáticas para aplicar novos patches de segurança ou melhorias no sistema.

Neste caso, basta esperar o dispositivo realizar o procedimento, e tudo vai voltar a funcionar normalmente.

O uso incorreto do dispositivo pelas casualidades do dia a dia, como pressionar acidentalmente o botão de reinício enquanto o dispositivo está no bolso, também pode ser uma causa para esse comportamento.

 

Reinicializações periódicas e aleatórias

Alguns aplicativos que exigem muitos recursos podem sobrecarregar o dispositivo, resultando em reinicializações inesperadas.

O smartphone realiza esse procedimento para evitar algo pior. Neste caso, identifique qual é o aplicativo problemático, e desinstale o quanto antes.

Atualizações mal sucedidas ou corrompidas também podem provocar esse problema, embora isso seja menos comum nos dias de hoje.

Se isso acontecer, tente refazer a instalação da atualização, ou retorne para a versão anterior do sistema operacional.

 

O famigerado Boot Loop

O Boot Loop são as reinicializações em sequência ou loop, e são um dos problemas mais sérios que pode acontecer em qualquer smartphone Android.

Esse tipo de erro geralmente ocorre ao tentar instalar ROMs não oficiais ou ao realizar personalizações avançadas sem o conhecimento necessário.

Eu não sei por que você iria querer instalar uma ROM personalizada em um Samsung Galaxy quando a One UI é uma excelente interface. Mas estamos falando do Android, e é um direito seu utilizar o software que quiser.

De qualquer forma, se algo deu muito errado no procedimento, reinstale a ROM oficial da Samsung no dispositivo. Ou envie o telefone para a assistência técnica autorizada (e se prepare para colocar a mão no bolso).

 

Superaquecimento do dispositivo

O uso intensivo do dispositivo ou de determinados aplicativos, especialmente em climas quentes, pode causar o superaquecimento e, por tabela, as reinicializações.

A presença de vírus também pode resultar nesse indigesto efeito colateral, o que leva a reinicializações automáticas para proteger o hardware.

Se perceber que está usando o telefone por várias horas, dê um descanso para o dispositivo. Ou identifique o aplicativo suspeito e realize a desinstalação o quanto antes.

 

Soluções para reinicializações constantes

Se o seu smartphone Samsung Galaxy (ou qualquer outro dispositivo com o sistema operacional Android) estiver reinicializando o tempo todo, siga as dicas abaixo:

  • Verifique se há atualizações de software disponíveis e instalá-las, pois novas versões podem corrigir problemas de estabilidade.
  • Desligue o dispositivo e deixá-lo descansar por alguns minutos pode resolver problemas de superaquecimento.
  • Realize uma varredura de segurança para detectar e eliminar vírus que possam estar causando reinicializações.
  • Tente iniciar o dispositivo em modo seguro para desinstalar aplicativos problemáticos.

Caso o problema persista, considere realizar uma restauração de fábrica como último recurso para restaurar o dispositivo ao estado original.

Por fim, evite instalar aplicativos de fontes desconhecidas e faça uso regular de ferramentas de segurança para monitorar a integridade do dispositivo.

E use o senso comum. Tenha um comportamento minimamente consciente sobre o seu smartphone, evitando a exposição aos riscos desnecessários.


Compartilhe