Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como otimizar o Microsoft Edge com o MSEdge Tweaker

Como otimizar o Microsoft Edge com o MSEdge Tweaker

Compartilhe

Haja paciência para lidar com a insistência do Microsoft Edge em impor funções e recursos que praticamente nenhum usuário quer. E… não me entenda mal, pois este é o meu navegador web padrão no Windows 11.

Eu gosto do Edge, mas já escrevi um artigo falando abertamente sobre a intromissão da Microsoft em exibir propagandas de seus produtos nas abas e outras partes do navegador, sem falar na presença do Copilot em basicamente qualquer coisa que estou fazendo na web, incluindo é claro nos momentos quando eu não preciso do assistente funcionando.

Como não dá para desinstalar o Microsoft Edge, ao menos podemos desabilitar alguns desses recursos irritantes, com a ajuda do MSEdge Tweaker.

 

O que o MSEdge Tweaker pode fazer por nós

O MSEdge Tweaker é um script desenvolvido pelo programador Bob Pony que está disponível no GitHub. Ele promete desativar várias funcionalidades indesejadas do Microsoft Edge, tornando o navegador mais eficiente e menos intrusivo.

O script altera valores de Registro do Windows, desativando configurações pré-determinadas do navegador. O resultado é um browser mais limpo e controlado, o que afeta positivamente na experiência de uso.

Com o MSEdge Tweaker, você não precisa fazer o trabalho sujo de desativar manualmente esses recursos, muito menos passar pelo estresse de correr o risco de fazer alguma grande bobagem no registro do Windows.

Ele vai fazer tudo automaticamente, da melhor forma possível e com o máximo de segurança para os usuários mais leigos.

 

Funções desativadas pelo MSEdge Tweaker

  • Desabilitar a “tela de boas-vindas” que aparece na primeira execução do navegador.
  • Bloquear a opção de importar dados de outros navegadores.
  • Desativar o “sign in” e os serviços de sincronização.
  • Desativar a função de Coleções.
  • Desabilitar a barra lateral.
  • Desativar o assistente de compras.
  • Bloquear links patrocinados na nova página de abas.
  • Retirar o banner do Insider na seção “About”.

 

Como utilizar esse script?

O processo é muito mais simples do que aprender tutoriais ou perder horas da vida aprendendo a eliminar cada recurso.

Basta seguir os passos abaixo:

  1. Baixe o script MSEdge Tweaker do GitHub e execute o arquivo .cmd.
  2. Ative as oito opções disponíveis no script para desabilitar as funcionalidades indesejadas.
  3. Reinicie o computador para que as mudanças sejam efetivadas no navegador.

 

Antes de terminar, vale a pena avisar que…

O MSEdge Tweaker não é uma solução perfeita, e não realiza todas as mudanças necessárias para deixar o Edge um navegador decente para as suas necessidades.

Alguns ajustes adicionais podem ser necessários manualmente através das configurações do próprio navegador, e isso passa pelas prioridades individuais. Porém, podemos dizer que o que mais irrita a maioria dos usuários foi eliminado com a ajuda do script indicado neste artigo.

Dá para dizer que o MSEdge Tweaker é um bom ponto de partida para aqueles usuários que estão procurando a paz mental e espiritual com uma quantidade menor de intromissões, já que vão receber um navegador web mais adaptado às suas preferências pessoais.

Entendo que vale a pena dar uma chance para o script. Fora o fato de que ele é uma peça de software encontrada no GitHub (que é uma fonte confiável de soluções tecnológicas), o que mais pode dar errado?

Não pode ser pior que esse monte de propaganda que a Microsoft exibe no Edge o tempo todo.

Certo?


Compartilhe