Não é difícil se adaptar às novas tecnologias. Hoje, muitas profissões exigem conhecimentos médios ou avançados em tecnologia, sem falar na nossa rotina doméstica, com smartphones, tablets, computadores, videogames, Smart TVs e eletrodomésticos inteligentes.

Mas sempre é possível sobreviver à nossa realidade, nos adaptando ao mundo virtual que nos rodeia. E os webinars assumem papel importante nesse processo.

Webinar é a combinação das palavras web e seminar. Logo, do inglês, temos um ‘webseminário’, ou ‘webtutorial’. Essas são ferramentas de aprendizagem e formação profissional que não apenas são focados nos conteúdos tecnológicos, mas para qualquer âmbito. E são hoje utilizados por muitas empresas como ferramentas de aprendizagem para os seus funcionários.

 

 

O formato permite a integração de diversos tipos de conteúdos em um único espaço, poupando tempo e recursos das empresas no processo de atualização de conhecimento dos seus funcionários.

Antes, formadores humanos em espaços físicos eram necessários, com deslocamentos dos funcionários durante o seu trabalho laboral.

Com os webinars, basta ter um dispositivo conectado à internet para visualizar os conteúdos e completar as atividades propostas, sempre no seu horário disponível e interagindo com outros usuários ou com os responsáveis pela gestão de conteúdo.

Muitas empresas utilizam os webinars para fornecer instruções aos usuários sobre seus produtos e serviços. Antes, o manual de instruções reinava, ou os especialistas esclareciam as questões mais completas.

 

 

Porém, há diferentes opções que respondem às diferentes situações e necessidades dos usuários. Grandes sites de tecnologia conseguem integrar conteúdos originais em diferentes formatos. Por outro lado, os profissionais que não precisam dessa interação e procuram algo mais simples podem buscar conteúdos menos complexos.

Identificar cada opção para cada negócio ou potenciar nossas atitudes profissionais é fundamental na hora de procurar um webinar. Assim, podemos atualizar e reciclar conhecimentos com a ajuda das ferramentas online.

Para quem quer mudar de carreira ou de empresa, ou quer ser empregado, o webinar pode ser uma ferramenta de formação muito interessante. E o melhor: tudo é feito de sua casa, ou de qualquer lugar.