Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Games | Como funciona o Gamma, o primeiro emulador do PS1 para iPhone

Como funciona o Gamma, o primeiro emulador do PS1 para iPhone

Compartilhe

A saga dos emuladores no iOS continua. Depois do primeiro emulador para o Game Boy Advance ser banido da Play Store rapidamente (e não por culpa da Nintendo, diga-se de passagem), agora temos o Gamma, o primeiro emulador do PlayStation (One) para o iPhone.

Clássicos como Spyro, Medievil, Resident Evil, Castlevania e Metal Gear Solid podem ser jogados novamente em seu dispositivo iOS… pelo menos até que a Sony olhe para tudo isso, e tome as medidas pertinentes sobre o assunto.

Vamos então conhecer todos os detalhes do Gamma, incluindo as primeiras impressões de quem já testou o software.

 

Desenvolvido por um veterano, mas (ainda) limitado

O emulador Gamma foi criado pelo ZodTTD, conhecido por seu trabalho no repositório Apple Bio do Cydia e na emulação de PS1 para o Tapwave Zodiac.

O Gamma é baseado no Delta, popular emulador de GameBoy e Nintendo DS, e permite rodar jogos de PS1 sem necessidade da BIOS do console emulado.

As primeiras impressões do Gamma até que são positivas quando olhamos para as suas funcionalidades. O app é gratuito e inclui alguns recursos avançados, como a sincronização de saves na nuvem, capas de jogos e reprodução de som dos jogos em boa qualidade.

A iniciativa em si do Gamma é excelente, mas ele não está isento de problemas. Algo que é considerado normal para uma versão inicial de um emulador.

Sua interface tátil pode ser desconfortável, já que entrega controles pouco intuitivos. E um bug detectado por quem testou o software causa travamentos em alguns jogos.

O emulador oferece boa taxa de quadros e som em alguns jogos, mas a resolução nativa e a falta de filtros scanlines deixam os gráficos empobrecidos.

O desenvolvedor promete melhorias na resolução e adição de filtros em breve para minimizar ou resolver os problemas de imagens distorcidas no software.

O Gamma possui suporte para CDs de áudio, mas não para as faixas em si (uma solução está em desenvolvimento neste momento).

E um dos pontos mais polêmicos do aplicativo é a sua coleta de dados um tanto quanto desenfreada, o que pode resultar em uma violação de política de privacidade.

O ZodTTD justifica o comportamento a partir de uma necessidade do SDK do Google. Só não sei se a Apple vai aceitar essa explicação.

 

E aí? Vale a pena?

O Gamma é uma ótima iniciativa para reviver clássicos da PS1 no iPhone, mas ainda precisa de algumas melhorias. Logo, o mais recomendado é que você espere mais um pouco e acompanhe a evolução desse software.

Neste momento, a interface de toque pouco intuitiva e a ausência de opções para melhorar os gráficos são problemas que precisam ser contornados.

Quem sabe a adição de suporte para o uso de controles externos via Bluetooth pode ajudar a melhorar a usabilidade. Por outro lado, o ideal mesmo é o emulador permitir essa jogabilidade aproveitando a tela do iPhone.

Apesar das limitações, o emulador é promissor. Para os mais ansiosos ou nostálgicos, vale a pena experimentar para revisitar seus jogos favoritos. Mas tente não ser muito exigente com o Gamma.

Ele ainda está aprendendo a entregar o entretenimento que você merece.


Compartilhe