Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como desativar o Recall no Windows 11

Como desativar o Recall no Windows 11

Compartilhe

Com a chegada dos primeiros PCs com Copilot+, a função Recall do Windows 11, que atua como uma “memória fotográfica” aprimorada por inteligência artificial, está gerando preocupações em relação à privacidade.

Apesar da Microsoft ter disponibilizado a opção desativar o Recall no seu sistema operacional, o processo não é intuitivo para todos os usuários. E é necessário facilitar a vida da maioria, que não tem tanta intimidade com as entranhas dos recursos informáticos.

Este guia apresenta um passo a passo completo para desativar o Recall no Windows 11, além de fornecer informações sobre as implicações da função e sugestões para aumentar a segurança do seu dispositivo.

 

Por que desativar o Recall?

O Recall armazena automaticamente capturas de tela e outras informações sobre suas atividades no computador e (aparentemente) sem criptografia. E é isso o que está despertando as preocupações de muitos usuários e especialistas.

Do jeito que está apresentado, o Recall possui um enorme potencial para vazamentos de dados e acessos não autorizados.

A Microsoft ainda não divulgou detalhes completos sobre o funcionamento do Recall e como os dados coletados são utilizados, gerando incerteza e desconfiança entre os usuários. A falta de transparência da gigante de Redmond nesse momento não está jogando a favor do recurso.

Se não bastasse tudo o que já mencionei, o Recall pode consumir recursos do sistema e afetar o desempenho do computador, especialmente em dispositivos com configurações menos potentes.

Esse último problema é algo relativo, já que a Microsoft afirmou que o Copilot+ (e, por tabela, o Recall) só vai funcionar em computadores com especificações técnicas certificadas, o que pode minimizar o impacto no desempenho.

Mas como só não tem jeito para a morte nesse mundo, já tem alguns usuários com mente mais criativa usando o Recall em notebooks com configurações muito mais fracas que aquelas consideradas “ideais ou obrigatórias” pela Microsoft.

Logo, quem garante que o Recall não vai funcionar na grande maioria dos PCs no futuro?

 

Como desativar o Recall no Windows

Siga os passos abaixo:

  1. Abra o menu Iniciar e clique em “Configurações” (ícone de engrenagem).
  2. No menu lateral esquerdo, clique em “Privacidade e Segurança”.
  3. Na seção “Privacidade”, role para baixo até encontrar a opção “Recall” ou “Recuperar instantâneas”.
  4. Desative a opção “Salvar instantâneas” para desativar completamente o Recall.
  5. Na seção “Instantâneas”, clique em “Excluir todas as instantâneas” para remover as capturas de tela e outros dados já coletados pelo Recall (esse último passo é opcional, mas os mais preocupados com a privacidade devem fazer isso.

 

Alternativas ao Recall

Sempre é possível utilizar o histórico do navegador para revisitar páginas da web acessadas anteriormente, e utilizar um gerenciador de senhas para salvar credenciais e outras informações mais sensíveis é algo mais do que recomendado.

Vale a pena também utilizar aplicativos de notas para registrar informações importantes e organizar suas ideias, e use extensões do navegador para bloquear rastreadores e anúncios online.

Um passo fundamental para manter a sua segurança online é ativar a autenticação em dois passos, pois ela adiciona uma camada extra de proteção nas suas contas online. E instale as atualizações de segurança do sistema operacional e aplicativos regularmente para corrigir vulnerabilidades e proteger contra ameaças.

Do mais, espero ter ajudado. E se vai usar o Recall mesmo depois de tudo o que você acabou de ler, saiba que está fazendo isso por sua conta e risco.


Compartilhe