Um blog consiste em um importante canal online onde é possível emitir opiniões, criar conteúdo, passar informações e até mesmo ampliar contatos profissionais. Mas você sabe como criar um blog?

 

A criação de um blog não é um trabalho difícil. É possível criar um blog em pouco tempo utilizando as ferramentas que estão disponíveis na Internet. Um exemplo disso é a construção de um blog por meio da plataforma WordPress.

 

As vantagens de manter e editar um blog são várias, trazendo inclusive benefícios financeiros. Graças a um blog você pode desenvolver trabalhos com jornalismo, publicidade e também administrar algum empreendimento.

 

No caso de empresas, por exemplo, um blog pode trazer mais visibilidade para a sua marca e também servir como um importante meio de interação com os clientes. Em suma, adotar um blog é uma forma de estar presente no dia a dia dos seus clientes.

 

Os principais passos para a criação de um blog

 

Vamos saber então como construir um blog utilizando a plataforma WordPress, que é um sistema de código aberto e oferece para o usuário várias opções. As etapas são:

 

Faça a instalação do WordPress

 

O processo de construção inicia por meio da instalação dessa plataforma. O processo de instalação é fácil intuitivo, onde você vai necessitar preencher alguns campos e criar um banco de dados.

 

Ajuste as configurações do WordPress

 

Essa plataforma disponibiliza para o usuário alguns tipos padronizados de configuração, determinando o visual e o modo como você vai efetuar as suas postagens. Lembre-se que você pode alterar tais configurações futuramente.

 

Para realizar as alterações que você deseja é preciso fazer o seu login no painel de controle. Em seguida acesse a opção “configurações > geral”, onde será possível encontrar várias configurações padrões.

 

Assim, nessa etapa, você terá a possibilidade de alterar o nome do seu blog, o idioma, a data das postagens e até o fuso horário dele. Lembre-se que após efetuar as alterações você deve salvá-las.

 

Escolha o visual do seu blog WordPress

 

A plataforma disponibiliza vários temas gratuitos em seu banco de imagens. Porém, você pode pesquisar por outros que mais se adéquam ao propósito e ao estilo do seu conteúdo.

 

Nesse local, é necessário encontrar a opção “Aparências > temas > adicionar novo”. Em seguida, digite na caixa de pesquisa o nome do tema escolhido. Depois, passe o mouse sobre ele e efetue o clique para a instalação.

 

Caso você opte por utilizar um tema WordPress encontrado em outro site ou um tema pago, é preciso utilizar um arquivo .zip do tema utilizando o botão “Carregar tema” que está presente na tela.

 

Faça a instalação de alguns plugins

 

Plugins são programas que disponibilizam mais funcionalidades para o seu blog. Há plugins que funcionam para controlar os comentários nas postagens, há outros que tornam o carregamento do seu blog mais rápido, enfim, tudo depende das suas necessidades.

 

O processo de instalação é bem intuitiva e fácil, semelhante ao processo de instalação de um tema. Você deve acessar o painel de controle e acessar “plugins > adicionar novo”.

 

Logo depois é preciso procurar pelo nome do plugin que você deseja. Quando encontrar, clique na alternativa “Instalar Agora”. Ao concluir que a instalação está completa, clique no botão onde está escrito “Ativação”.

 

Para instalar outros plugins o procedimento é o mesmo. No entanto é importante não exagerar na quantidade de plugins, pois assim é possível tornar o carregamento mais lento ou gerar erros.

 

Efetue a sua primeira postagem

 

É importante que nessa fase você já se habitue e entenda como é o processo de publicação.

 

Dessa maneira você irá perceber que o WordPress possibilita uma série de alternativas, tais como programar datas para as postagens, criar rascunhos e inserir mídias variadas entre os textos.

 

Ao fazer a sua postagem, escolha um título já contendo a palavra-chave que você considera mais relevante. Vale salientar que o uso de palavras-chaves é muito importante para melhorar o posicionamento do seu blog nas páginas de busca.

 

Redija o texto dando o devido destaque em negrito para as palavras principais e, se possível, insira outras mídias, tais como vídeos, imagens e arquivos de áudio.

 

Além disso, crie categorias para as suas postagens. Elas são importantes para auxiliar o público a encontrar conteúdos específicos em seu blog.

 

Antes de publicar sua postagem definitivamente, procure no seu painel de administrador a opção “Visualizar”. Ao clicar nela, você terá condições de analisar se a postagem está conforme você deseja.

 

Caso você ainda não queira que essa postagem seja publicada, você pode encontrar ainda no painel de administração a opção “Salvar Rascunho”.

 

Conclusão

 

Viu como criar um blog, ainda mais no WordPress, não é difícil? Todos os procedimentos são fáceis de acompanhar.

 

Por isso, o que você acha de pôr aquela ideia em prática e criar um blog hoje mesmo?