smartphone

Metadados. Por causa deles, o seu smartphone podem saber muitas coisas sobre você. Sua rotina, por exemplo. E é bom que você não saiba disso. Até porque não é por nada que esses gadgets são tão pessoais.

Os metadados são os dados dos dados. E… não… eles não são adivinhos. São vocês que contam coisas sem se dar conta. Por isso, seu smartphone sabe tudo sobre você, usualmente com a ajuda de apps.

Vamos ver o que ele sabe (e você não sabe).

1. A que horas você dorme, e a que horas você acorda.

Despertador é uma coisa do passado. Hoje, quase todo mundo usa o despertador do smartphone. Logo, não é surpresa que seu dispositivo sabe exatamente quando você acorda.

E sabe também quando dorme, e quando você acorda durante a noite, ou quando tem insônia. Quase todo mundo tem o costume de recorrer ao smartphone quando não consegue dormir ou quando acorda durante a madrugada.

Você faz isso sem pensar. E o seu smartphone sabe disso.

Apesar de ser bem útil para dados médicos, o mais seguro é que tais metadados podem ser utilizados para enviar publicidade.

Está surpreso?

Nem a gente.

2. Usa táxi? Deixa gorjeta?

Uber, Cabify, 99, Easy, etc… todos esses apps podem expor nossos hábitos. E, por causa deles, seu smartphone sabe quando e em quais horários você viaja de táxi. E, por causa disso, ele pode saber se você tem ou não um carro próprio. E, dentro desses apps, é possível ajustar o quanto você paga nas corrida, e seu telefone sabe disso.

Objetivo? Isso mesmo: mais publicidade.

3. O quão rápido você caminha?

Tais dados são obtidos pelo GPS, que não sabe apenas onde você está, mas também o quão rápido você se desloca. Sabe o lance do tempo estimado de deslocamento? Então…

4. O seu endereço, o local do seu trabalho, por onde você passeia…

Talvez você já imaginasse isso, considerando que o Google Mapas marca os lugares e te informa sobre o assunto. Também é uma informação obtida pelo GPS. E a forma de diferenciar a sua casa do seu trabalho está nas horas que você passa em cada lugar. E não é só a Google que faz isso: muitos outros apps fazem o mesmo. Incluindo o Apple Mapas.

5. O quão saudável você está? Você pratica esportes? Está grávida? Quanto você pesa?

Isso também acontece por causa de vários apps. Muitas pessoas que se exercitam tem aplicativos que ajudam nessa tarefa, e que registram muitos dados de suas rotinas. O mesmo vale para dietas: o quanto pesa, quantas calorias consome, etc. Apps de ciclo menstrual entram nessa regra. E por aí vai…

Na teoria, o seu smartphone não pode compartilhar informações com ninguém. Mas com contadas exceções, eles usam esses dados para mostrar publicidade.

Porém, vale lembrar uma coisa: cada aplicativo tem a sua própria política de privacidade. Logo, vale a pena gastar o seu tempo revisando tais políticas, antes de sair utilizando os aplicativos.