aplicaciones windows Chromebooks - Chromebooks com Linux podem rodar apps Windows, mas o processo não é simples

A Google anunciou o suporte oficial para aplicativos Linux nos Chromebooks, uma melhora esperada e que adiciona força ao Chrome OS. Porém, tudo isso tem um efeito secundário um tanto estranho: facilita a execução de aplicativos Windows.

Os Chromebooks não são para todos. Tem vantagens e limitações, e uma dessas limitações é a falta de aplicativos. Agora, o Chrome OS pode ser um sistema capaz de executar vários apps, e não só do Android via Google Play Store, mas também os aplicativos do Linux.

A CodeWeavers, desenvolvedora de software para executar programas do Windows no Mac e Linux, mostrou como tudo pode funcionar nos Chromebooks. Não é a primeira vez que eles fazem isso, já que realizaram a mesma demonstração quando o suporte do Android foi anunciado.

O CrossOver é um software comercial baseado no Wine, que é uma reimplementação das APIs do Windows para sistemas operacionais Unix, como são os casos do Linux e do macOS. Ele pode rodar de forma plena ferramentas da suíte Office da Microsoft, instalar o Steam para jogos Windows com DirectX 9, assim como periféricos, mouse e teclado. É a base para rodar apps Windows nos Chromebooks.

 

chrome linux windows 1 - Chromebooks com Linux podem rodar apps Windows, mas o processo não é simples

 

Não é um suporte simples, e eles continuam trabalhando na ferramenta destinada exclusivamente aos desenvolvedores e usuários familiarizados com o terminal do Linux e distribuições GNU/Linux Debian. Não há um ícone para iniciar de forma simples o programa Windows, e tudo deve ser feito manualmente.

Os detalhes técnicos do processo estão disponíveis no blog da CodeWeaver. Seria mais simples se a Google oferecesse tal suporte para apps Windows, mas tecnicamente isso não é simples, e comercialmente a gigante de Mountain View não está interessada nisso.