TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Canonical lança tutorial oficial para instalar o Ubuntu em Chromebooks | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | Canonical lança tutorial oficial para instalar o Ubuntu em Chromebooks

Canonical lança tutorial oficial para instalar o Ubuntu em Chromebooks

Compartilhe

A Canonical publicou um tutorial oficial sobre como instalar o Ubuntu nos Chromebooks.

Esta é uma forma excelente para complementar o Chrome OS, permitindo o uso de um sistema operacional mais completo, com mais aplicativos e menos limitações de funcionamento.

Os Chromebooks são os equipamentos com base Linux com maior participação de mercado, e os únicos que batem de frente com o Windows no setor educacional dos EUA e Canadá. Porém, não são computadores para todos os usuários.

O Chrome OS foi anunciado em 2009 como projeto de sistema de código aberto com núcleo Linux e suporte para arquiteturas x86 e ARM, apostando na web como a plataforma. Seu foco era na computação na nuvem, com seu funcionamento baseado em aplicativos web que rodam no navegador Chrome.

Suas vantagens estão na segurança, bom desempenho com hardware modesto, estabilidade, e facilidade de gestão. Mas também conta com limitações, mesmo com os apps do Android e a chegada da Google Play.

2018 começou com uma leva de novos Chromebooks vindos de fabricantes como Lenovo, Dell, HP e Acer. Por isso, é válido pensar que os usuários do Linux podem aproveitar esse bom catálogo de produtos (geralmente muito baratos) para trabalhar com o Ubuntu.

Faz tempo que é possível instalar o Linux em um equipamento com Chrome OS, ou executar apps Linux e Windows no sistema da Google. Soluções como CrossOver e Crouton ajudam nessa tarefa, permitindo inclusive a execução dos dois sistemas no mesmo equipamento.

Pois bem, o tutorial da Canonical é bem simples, e é baseado no uso do Crouton. Basta ter um Chromebook com pelo menos 1 GB de armazenamento livre e conhecimentos básicos de linhas de comandos. E, mesmo assim, tudo é questão de copiar e colar comandos depois de habilitar o modo de desenvolvedor no Chromebook.

O software vai instalar os pacotes do Ubuntu 16.04 com Unity sem remover o Chrome OS original. Segundo a Canonical, ‘praticamente qualquer coisa que roda em um notebook Ubuntu pode funcionar nessa adaptação’.

Alguns Chromebooks podem ter problemas para rodar o Ubuntu por conta do hardware limitado, mas usando distribuições mais leves pode oferecer melhores resultados. De qualquer forma, o Linux oferece muito mais possibilidades que o Chrome OS, sem falar na economia do dinheiro investido para instalar a sua distribuição favorita.

Para acessar o guia completo, acesse o site da Canonical.


Compartilhe