O AsteroidOS 1.0 é um linux de código aberto para relógios inteligentes. Levou quatro anos para chegar a uma versão estável, e se apresenta como alternativa ao Wear OS da Google, ou uma solução para os dispositivos que não mais recebem atualizações.

O Wear OS (antes, Android Wear) é o sistema oficial da Google para wearables. É baseado no Android, logo, tem fonte aberta técnica e legalmente. Mas possui partes proprietárias que complicam o desenvolvimento de sistemas alternativos.

Por outro lado, muitos fabricantes ‘se esquecem’ de atualizar os seus dispositivos em um tempo razoável, ou simplesmente não atualizam. É a prática da obsolescência programada via software que tanto comentamos.

Felizmente, existe uma comunidade trabalhando no software desses produtos, e o AsteroidOS 1.0 é uma dessas alternativas de código aberto, contando com um SDK que facilita o desenvolvimento de aplicativos, temas, skins e outros.

Seu processo de instalação é praticamente o mesmo que a instalação de uma ROM personalizada em um smartphone Android, mas com a opção de dual boot com o Wear OS.

Provavelmente ele ainda não alcançou o mesmo nível do Wear OS, e seu desenvolvimento ainda precisa avançar. Mas pode ser uma solução para dispositivos que caíram no esquecimento por parte de seus fabricantes.

A lista de dispositivos compatíveis com o AsteroidOS 1.0 inclui: LG G Watch, LG G Watch Urbane, LG G Watch R, Asus Zenwatch 1, Asus Zenwatch 2, Asus Zenwatch 3 e Sony Smartwatch 3.

Se você quiser testar o software, pode acessar a página oficial do AsteroidOS para encontrar o instalador e a documentação técnica de instalação para cada um dos dispositivos.

Por enquanto, o software é compatível apenas com os relógios Android.