TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia “Apagão de mentira” do sinal de TV analógica pode acontecer em 2013, com patrocínio do Governo Federal | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | “Apagão de mentira” do sinal de TV analógica pode acontecer em 2013, com patrocínio do Governo Federal

“Apagão de mentira” do sinal de TV analógica pode acontecer em 2013, com patrocínio do Governo Federal

Compartilhe

Você está lá, assistindo a final do campeonato estadual, ou aquele capítulo decisivo da novela, ou até mesmo o Domingão do Faustão (que estranhamente ainda tem muita audiência) e, de repente, o sinal analógico da sua TV é simplesmente eliminado. Sim, amigo. Todos os canais saíram do ar. E agora? Como você reage?

É essa pergunta que o Governo Federal quer responder. O Ministério das Comunicações quer detectar a reação do consumidor com um “apagão de mentirinha” do sinal de TV analógica em algumas cidades brasileiras. A medida tem como objetivo principal prever os efeitos do apagão definitivo desse sinal, que está previsto para acontecer em 2016, se não houver nenhum tipo de prorrogação na decisão. O “apagão piloto”, como é chamada a iniciativa, vai acontecer em algum momento após a Copa das Confederações, ou seja, no segundo semestre de 2013.

O falso apagão também serve como uma simulação de desligamento da transmissão do sinal analógico, antes da transição para o sinal digital no Brasil. Ainda não foram definidos os locais onde os testes serão realizados, mas segundo o Ministério das Telecomunicações, cidades do Sul e do Nordeste brasileiro devem ser escolhidas para a simulação, o que permite uma maior avaliação de realidades sociais distintas no estudo.

O desligamento do sinal analógico de TV também é importante para o setor de telefonia móvel, uma vez que essa mesma frequência será utilizada no futuro pelas redes de telefonia em 4G. Mas, para isso, o sinal de TV não pode mais ser transmitido nessa frequência. Alguns especialistas acreditam que as redes de TV aberta não estarão preparadas para a transição para o sinal digital, e que dificilmente toda a população brasileira terá televisores com um conversor digital. Logo, não será surpresa se o prazo do desligamento for prorrogado em algumas regiões do país, atrasando parte de todo o processo.

Por enquanto, o “apagão piloto” é apenas um projeto do Ministério das Telecomunicações. Ele ainda precisa ser discutido de forma mais detalhada, antes de ser encaminhada à presidente da república, Dilma Rousseff.

Via Folha de São Paulo


Compartilhe