Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Acer e AMD anunciam “casamento” na série Swift com Ryzen AI série 300

Acer e AMD anunciam “casamento” na série Swift com Ryzen AI série 300

Compartilhe

A Acer anuncia que sua série Swift de notebooks finos e leves contará com modelos equipados com os novos processadores AMD Ryzen AI série 300, a partir do terceiro trimestre de 2024. Esses processadores oferecem mais núcleos de CPU e GPU disponíveis, e são claramente pensados na Inteligência Artificial.

Com tecnologia AMD e equipados com um mecanismo Ryzen AI focados na eficiência energética e performance, esses processadores estão prontos para oferecer velocidade e desempenho na nova onda de ofertas de computadores com IA da Acer.

Dessa forma, a Intel sofre uma espécie de “golpe na boca do estômago”, já que um dos seus principais parceiros comerciais (e uma das maiores vendedoras de notebooks do mundo) agora está do lado da AMD na corrida pelo mercado emergente de portáteis com Inteligência Artificial.

E esse é um movimento bem interessante de se observar.

 

Como vai funcionar essa parceria entre Acer e AMD

A parceria entre Acer e AMD visa criar uma nova categoria de PCs com IA de próxima geração, apresentando os processadores AMD Ryzen AI de 3ª geração com o NPU mais poderoso do mundo com 50 TOPS, o APU mais rápido do mundo com arquitetura Zen 5 de última geração e os melhores gráficos do mundo para jogos.

A AMD aproveitou a Computex 2024 para apresentar os seus novos Ryzen AI série 300, que também estarão presentes nos equipamentos de outras marcas. Porém, o anúncio de uma parceria com a Acer para uma série de equipamentos em uma linha popular como a Swift chama a atenção.

Os novos modelos apresentarão experiências de computador com IA após atualizações gratuitas do Windows disponíveis no final de 2024-2025. Com mais núcleos de CPU e GPU disponíveis, os processadores AMD Ryzen AI 300 são projetados para oferecer desempenho de nível superior para notebooks ultrafinos que vão trabalhar com o processamento de IA intensivo.

 

Arquitetura e desempenho

A AMD XDNA™ 2 é a arquitetura NPU de última geração que alimenta o Ryzen AI com até 45+ TOPs de desempenho de processamento focado em Inteligência Artificial, permitindo o uso de recursos com essa tecnologia de forma nativa no equipamento.

Dessa forma, o usuário poderá trabalhar com aplicativos de IA generativa, grandes modelos de linguagem e assistentes de IA nos próximos notebooks Acer Swift, sem depender de uma conexão de internet para o gerenciamento de dados.

Os processadores AMD Ryzen AI 300 são otimizados para menor consumo de energia e maior duração da bateria, mesmo em cargas de trabalho pesadas de computação, além de oferecerem até 36 MB de cache para produtividade e capacidade de resposta aceleradas.

Em paralelo a isso, os gráficos AMD Radeon™ 800M integrados oferecem suporte a telas de alta resolução e codificação acelerada com ou sem uma placa gráfica dedicada, flexibilizando a possibilidade de uso de todos esses recursos inclusive nos equipamentos mais acessíveis da linha Acer Swift.

 

Disponibilidade

Ainda não há uma previsão para o lançamento dos primeiros notebooks da Acer em parceria com a AMD com Ryzen AI. Mas vamos acompanhar de perto os movimentos dessa parceria para deixar os leitores do blog atualizados em caso de novidades.

Lembrando que a ASUS também apresentou na Computex 2024 os seus primeiros notebooks compatíveis com o Copilot+ da Microsoft, que também utilizam as soluções da AMD compatíveis com a Inteligência Artificial.


Compartilhe