Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | A letra que vai deixar a sua senha muito mais difícil de ser hackeada

A letra que vai deixar a sua senha muito mais difícil de ser hackeada

Compartilhe

Por diversas oportunidades escrevi no blog como é importante ter uma senha segura para acessar serviços na internet. Colocar uma credencial forte para proteger as informações pessoais ou mais sensíveis é a principal barreira de defesa para prevenir ataques de hackers e outras ameaças cibernéticas.

Não utilizar informações pessoais nas senhas e incluir uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais são as dicas mais importantes para criar uma sequência forte e segura. Ah, sim… claro… e evitar usar “senha”, “password” e “123456” também ajuda (e muito) a evitar o pior.

O que muitas pessoas não pensaram é no uso de uma letra que não é comum no idioma português. E justamente por isso pode dificultar ainda mais a vida dos hackers na hora de descobrir nossas senhas.

 

Use o ‘ñ’ e aumente ainda mais a segurança de sua senha

O truque foi fornecido por um especialista em cibersegurança no @inedito.podcast, e cai como uma luva para os brasileiros, já que é uma letra pouco utilizada em nosso idioma: basta adicionar a letra ‘ñ’ na sequência de caracteres.

O simples uso do ‘ñ’ na senha aumenta de forma absurda o tempo necessário para que uma senha seja descoberta ou quebrada. E combinar essa letra com caracteres como &, *, @ e # pode deixar a sua credencial “praticamente inviolável”.

Muitos grupos de cibercriminosos não consideram o uso dessa letra em suas tentativas de quebras de senhas, aumentando o tempo da tarefa de hackear uma conta de poucas horas para várias semanas.

Ou seja… só vantagens no uso da letra ‘ñ’ nas senhas. Certo?

Não é bem assim.

 

Limites e considerações

A letra ‘ñ’ pode sim aumentar a segurança de suas senhas, mas existem algumas limitações no uso dessa dica. E você precisa ficar ciente disso antes de sair por aí alterando suas credenciais.

Nem todos os sites permitem o uso da letra ‘ñ’ nas senhas, principalmente aqueles que são em inglês ou de idiomas germânicos ou de origem não-latina. Simplesmente porque essa letra não existe nesses idiomas.

Além disso, ao viajar para países onde o teclado não possui a letra ‘ñ’, você pode ser obrigado a copiar e colar a letra a partir de uma fonte externa, tal e como estou fazendo para produzir este artigo. Ou decorar a sequência de teclas que adicionam o til na letra N, o que pode ser complicado para os usuários mais leigos.

Por outro lado, os teclados virtuais dos smartphones facilitam as coisas. Basta você incluir o teclado em espanhol que o ‘ñ’ será bem fácil de ser adicionado nos formulários de senhas.

 

Lembrando sempre que…

A segurança completa não depende apenas de uma única senha forte. Usar senhas diferentes para cada serviço online contribui para minimizar os riscos em caso de vazamento de dados.

Se manter informado sobre as melhores práticas de segurança cibernética é outro fator que ajuda a proteger as informações pessoais na internet. Use fontes confiáveis como sites especializados e podcasts com especialistas para se atualizar sobre novos métodos de proteção das credenciais de internet.

Por último (e o mais importante): use o bom senso. Não clique em links suspeitos na internet e mantenha um comportamento minimamente racional sobre os sites que você acessa na web.


Compartilhe