650_1000_zenfone-2

Um usuário do XDA conseguiu instalar e usar o Windows 7 em um Zenfone 2.

No começo do vídeo, é possível ver alguns comandos de terminal e uma conexão com uma máquina virtual em rede local. Na sequência, o próprio site do XDA é acessado via Chrome, onde tudo roda sem problemas na interface Basic do Windows 7.

O processador do Zenfone 2 (na sua versão ZE551) é um Atom Z3560, fabricado pela Intel e com arquitetura x86. O tópico original detalha os procedimentos para a instalação, que são um tanto quanto complexos, exigindo o root do smartphone, o desbloqueio do bootloader, o flasheamento de um kernel específico e a instalação de aplicativos para rodar os comandos do terminal e acesso da máquina virtual.

O Windows 7 pede de 16 a 20 GB livres para a instalação, e o usuário vai precisar de um cartão de memória com 32 GB (pelo menos) para o processo. O autor da façanha usou um microSD de 128 GB, que foi particionado para armazenar a máquina virtual.

Apesar da instalação ser feita com o Windows 7, o autor do post afirma que é possível instalar o Windows 8 e até o Windows 10 no smartphone.

Vídeo a seguir.

 

Via XDA, Tecnoblog