ZCast

O ZCast não é uma aposta muito nova, mas busca replicar o modelo de transmissões ao vivo, com maior qualidade que a concorrência. Ele quer transmitir rádio ao vivo direto no smartphone, e esta não é uma tarefa das mais simples.

O sistema consiste em um aplicativo web para smartphones onde podemos iniciar uma transmissão ao vivo para depois convidar outros a acompanhar essa transmissão, sempre com a qualidade de ouvinte, através das redes sociais. Assim, os ouvintes poderão deixar comentários para serem respondidos ao vivo. Por enquanto, o ZCast está disponível apenas para o iPhone e via web.

Um dos diferenciais do ZCast diante dos seus concorrentes é que ele permite receber “chamadas” por parte da audiência. Utilizando o aplicativo, é possível participar ao vivo do programa transmitido, além de gravar tudo na nuvem paralelamente. Assim, com participações, estaríamos diante do modelo clássico de rádio, mas para o ecossistema dos smartphones.

O aplicativo era um beta fechado até agora, e poucos poderiam testar suas funcionalidades antes de se tornar público. Os comentários sobre o ZCast indicam que este é um aplicativo bem leve e com bom design, permitindo assim iniciar uma transmissão ao vivo com um simples pressionar de botão. É possível até programar transmissões para uma determinada hora, e o aplicativo nos avisará para quando estamos prontos para começar a transmissão.

A ideia do ZCast é criar uma plataforma completa para os podcasters que criam e reproduzem conteúdos a partir do seu próprio aplicativo e via web. Mais ou menos o que temos com outras soluções, mas de forma mais massiva e inteiramente orientado ao podcasting amador.

Tal como o TargetHD Podcast começou um dia, não é mesmo?

Via VergeZCast no Product HuntZCast no iTunes