YouTube

 

Depois de fechar as portas do The Pirate Bay, as entidades que perseguem os violadores dos direitos autorais podem ter causado um efeito dominó que pode afetar serviços como o YouTube.

O Tribunal de Justiça da UE determinou que um site poderá ser culpado de violação de direitos autorais mesmo quando se limita a disponibilizar informações ou conteúdos publicados por outros usuários.

Recentemente, o YouTube tem sido alvo de críticas por parte das entidades que defendem os direitos autorais, por deixar de oferecer ferramentas que podem remover esses vídeos com copyright, e com uma ferramenta de detecção automática desses vídeos complexa demais, que as deixa insuficientes para a remoção manual.

Os termos de copyright podem seguir caminhos surreais, podendo acabar com o livre compartilhamento de conteúdos gratuitos, onde nem mesmo o bom senso pode prevalecer nesses casos.

Em casos extremos, esses grupos não conseguem acabar com a pirataria e, mesmo que consigam, não teremos um aumento das vendas de músicas, filmes e jogos. Então, o que eles poderiam fazer a seguir?

Quem sabe criar taxas sobre o armazenamento na nuvem, obrigando os usuários de internet pagar a mais para compensar os autores das obras que não eram consumidas pelos internautas, já que seria injusto que apenas quem fosse aclamado pelo público recebesse desses direitos (???).

Seria o mesmo que você pagar uma taxa para eventualmente usar alguns bytes para armazenar uma cópia de um conteúdo que você já comprou e pagou, mesmo que você nunca use a memória do armazenamento para essa finalidade.

É um mundo meio louco, mas completamente possível, se não tomarmos cuidado com essas leis absurdas.

 

Via Torrent Freak