Não existe uma escassez de aplicativos para gravar vídeos e realizar o upload para sites específicos. Mas por motivos até então desconhecidos, o YouTube não tinha a sua solução para essa tarefa. Bom, agora tem. Eles lançaram o Capture, um software para dispositivos iOS (iPhone iPod Touch) que aparece com alguns anos de atraso, mas cumpre com essa missão de forma oficial, seguindo as regras do Google.

O aplicativo, que “em um futuro” (desconhecido) estará disponível para dispositivos Android, permite a gravação de vídeos e, posteriormente, a inclusão de informações básicas sobre a sua descrição, além de permitir a edição de alguns aspectos e permissões (como por exemplo, determinar se o mesmo é um vídeo privado ou público), antes mesmo do seu envio para o site. De forma adicional, o aplicativo vai lembrar o usuário que é necessário girar o smartphone para gravar os vídeos, editando assim a desagradável “síndrome de vídeo vertical”, tão comum entre os usuários menos experientes.

Também é possível compartilhar a postagem do vídeo recém publicado com os seus contatos em outras redes sociais, como Google+, Facebook ou Twitter, através do link “Share”. A única dúvida por enquanto é: como será esse consumo de banda para upload dos vídeos a partir do smartphone. Se pelo desktop o processo de envio costuma ser complicado para vídeos em alta definição, penso eu que o trauma não deve ser eliminado no envio via dispositivos móveis.

Bom, é só uma teoria, baseando o funcionamento da ferramenta com as redes brasileiras de 3G/3G+. Quem sabe com a internet 4G esse processo funciona bem. Ah, me esqueci: o iPhone 5 não é compatível com o 4G por aqui… bom, vamos então esperar a versão do aplicativo para o Android para concluir melhor como se sai o Capture, não é mesmo?

Abaixo, vídeo demonstrativo da ferramenta.

Via Google BlogSlashGear