YouTube

 

Mais de 1 bilhão de horas de vídeo por dia. Esse é o tempo que os usuários do YouTube ficam no serviço nesse momento. Para você ter uma ideia do quão expressivo foi esse crescimento, o tempo de permanência foi multiplicado por 10 desde 2012.

O YouTube informa que o segredo desse crescimento está no algoritmo de recomendação. A sugestões de vídeos mantém as telas ligadas por mais tempo, e o serviço não para de crescer, ameaçando de forma real e consistente o reinado da TV tradicional.

A cada minuto, são enviados 400 novas horas de vídeo para o YouTube, em uma base de conteúdo cada vez mais rico, e com algoritmos de aprendizagem funcionando melhor na hora de descobrir o conteúdo que o usuário gosta.

 

 

Fato é que o vídeo na internet venceu, e o YouTube é a referência disso.

Em janeiro de 2016, o Facebook revelou que seus usuários assistem 100 milhões de horas de vídeos por dia, e na Netflix, são 116 milhões de horas diárias. E o crescimento nas duas plataformas é imparável.

Mas… e o quanto assistimos de TV hoje?

 

De acordo com a Nielsen, nos EUA, são consumidas 1.25 bilhão de horas de TV por dia. Porém, esse número cai lentamente, ao mesmo tempo que o vídeo na internet não para de crescer.

 

 

Missão complicada para a TV tradicional

 

 

O grande aliado do YouTube é o buscador do Google, que tem cota de mercado de 93% e mostra os resultados integrados nos primeiros resultados de muitas buscas. Sem falar no fato do YouTube estar pré-instalado em cada um dos smartphones Android do mercado.

Também é preciso lembrar que a TV e a TV a cabo forma uma experiência compartilhada, algo que desaparece em ecossistemas personalizados, como são as plataformas de vídeo e os dispositivos com sistemas operacionais.

É isso o que o YouTube e seus rivais criam: uma experiência personalizada com conteúdos mais próximos de nossa preferência.

24 horas por dia. Em qualquer lugar que possua uma conexão com a internet.

 

Como a TV tradicional consegue competir com isso?

Não tem como.

 

Via The Wall Street Journal