O pessoal do Google está trabalhando duro no desenvolvimento de uma nova interface, que já tinha sido vazada anteriormente para alguns usuários. Ah, você não viu? Então… veja abaixo.

Muito bem, apesar de não contar com nenhum tipo de anúncio oficial, nem mesmo com a confirmação que essa nova interface está em desenvolvimento, já é de conhecimento público que alguma coisa vai mudar. Também sabemos que essa mudança não será definitiva, e que pode ser apenas mais um teste que eles devem desativar em breve.

A boa notícia é que qualquer pessoa pode testar essa interface minimalista que o YouTube propõe. Para começar, você deve escolher um vídeo para reprodução. Qualquer vídeo serve. Depois, é só clicar com o botão direito do mouse para exibir o menu de opções, e clicar em “abrir o vídeo em uma nova janela”.

Nessa janela, você vai ver um player bem minimalista, que fica ativo conforme o movimento do mouse em cima do vídeo visto. Para visualizar a interface em testes, basta clicar no ícone Home (a casinha do lado esquerdo do player), e pronto. Você poderá visualizar o que o Google está testando no momento para deixar o YouTube visualmente mais simples e atraente.

Nesse item, os vídeos são dispostos em caixas com as já tradicionais imagens de demonstração dos vídeos, além de contar com uma lista de categorias, que podem ser visualizadas com o rolar do disco do mouse. Na lateral esquerda, podemos identificar alguns ícones de opções adicionais, como pesquisa, configurações, perfis, notícias, entre outros.

Particularmente, gostei da proposta minimalista do YouTube. Não sei se estou agindo por influência do Windows 8 (que é realmente um sistema bem simples), mas estou cada vez mais adepto do conceito do “menos é mais” nas interfaces gráficas. Não me incomodaria nem um pouco se o Google adotasse essa proposta para o YouTube, e até mesmo adaptá-la para outros serviços da plataforma no futuro.

Experimente agora mesmo! Acesse YouTube.com e faça o teste!