ios-malware

 

Uma nova ameaça ronda o iOS. O YiSpecter foi identificado pela empresa de segurança Palo Alto Networks, e é especialmente perigoso porque afeta todo e qualquer dispositivo com iOS, com ou sem jalibreak. Isso só mostra que nenhuma plataforma está a salvo de ser alvo de ataques e sofrer ameaças de segurança.

O YiSpecter aproveita a existência de APIs privadas e certificados que permitem instalar aplicativos não autorizados na App Store. Logo, o risco de infecção depende (quase que) exclusivamente do usuário. Uma vez infectado o dispositivo, o malware se camufla. Se encontrado e removido manualmente, ele volta a aparecer, quantas vezes forem necessárias.

O YiSpecter é capaz de instalar aplicativos automaticamente, sem o consentimento do usuário, além de mostrar anúncios em toda a tela, mudar a lista de favoritos, o motor de busca do Safari, roubar informações privadas e se expandir roubando o tráfego de vários provedores de internet.

Por enquanto, o YiSpecter foi detectado na China e em Taiwna, mas pela sua periculosidade, a Apple não pode demorar em oferecer uma solução aos usuários.

Via Palo Alto Networks