Yahoo!

A reputação do Yahoo! afunda cada vez mais.

Depois de um juiz determinar que a empresa pode (e deve) ser processada depois do hack massivo de suas contas, agora sabemos que eles podem ter desenvolvido um programa para analisar em tempo real todos os e-mails recebidos em seus servidores.

Quatro informantes anônimos e de dentro da empresa confirmam em separado o desenvolvimento de um software de busca e análise, que monitorava todas as mensagens dos seus usuários, em alinhamento com os serviços de inteligência dos Estados Unidos.

O programa foi desenvolvido e aplicado durante anos e de forma escondida, inclusive dos funcionários encarregados pela segurança digital no interior do Yahoo!, e foi descoberto por acidente em 2015, depois de explorar falhas de segurança diante da suspeita de uma possível invasão.

Ironicamente, a equipe de segurança, chefiada na épica por Alex Stamos (hoje, um funcionário do Facebook), teria determinado naquele momento que uma falha na arquitetura desse programa poderia facilitar um hack massivo de milhões de contas do Yahoo!.

Nenhum dos informantes deixam claro qual agência do governo norte-americano pediu essa intervenção, mas sabemos que a agência teria entregue uma série de termos para aplicar de forma permanente no seu buscador.

 

Via Reuters