yahoo-teaser

O Yahoo! anunciou oficialmente que está abandonando os seus planos de fazer um spin off de sua participação na gigante chinesa Alibaba (investimento de US$ 31 bilhões), e no lugar disso fará o movimento oposto: vai se dividir em várias empresas independentes e filiais, o que pode indicar uma futura venda dessas empresas.

Maynard Webb, presidente do conselho diretivo, indica que “o conselho mantém o seu compromisso de alcançar os significativos propósitos de negócio e os lucros para os acionistas que podem ser alcançados a separar a participação no Alibaba do restante do Yahoo!. Devemos focar nossos esforços no plano inverso do spin off da empresa”.

A criação de empresas independentes significa que essas divisões podem ser mais atraentes para potenciais aquisições em partes, e os analistas começam a planejar a possibilidade do lendário negócio do Yahoo! que um dia foi um gigante de buscas de internet, com elevada relevância no setor de publicidade online, podem ser vendidas em um futuro não muito distante.

Marissa Mayer esteve no olho do furacão nas últimas semanas, por não conseguir impulsionar os números do Yahoo! como se esperava. A empresa já teve vários CEOs nos últimos cinco anos, sem alcançar a estabilidade necessária para recuperar uma boa posição no mercado.

Os movimentos do Yahoo! e os rumores sobre o possível desaparecimento da empresa (ou de parte dela) não são uma novidade para eles. A empresa passou por algo similar no ano passado, e no final se manteve operando como o faz até agora. Mas as novas declarações e os planos de divisão em empresas menores podem indicar um futuro diferente dessa vez.

Via The New York Times, Bloomberg