altavista-logo

Os dinossauros da internet chegaram a usar de forma mais intensa o AltaVista, em um tempo onde todo mundo ouvia o barulho de conexão do modem conectado à linha telefônica. Pois é… um dos ícones da primeira era da internet, da fase pré-Google da rede, está chegando ao fim. Marissa Mayer decidiu encerrar o serviço do buscador, além de outros serviços do Yahoo que não são muito úteis e/ou lucrativos para eles.

A existência daquele que um dia foi considerado o motor de buscas na internet mais famoso do mundo chega ao fim no dia 08 de julho. O fim do AltaVista faz parte da mais recente limpeza promovida por Mayer nos serviços do Yahoo, que inclui o plugin de buscas para navegadores Yahoo Axis (lançado no ano passado), o Yahoo RSS Alerts (que chega ao fim no mesmo dia do Google Reader, em 01 de julho) e o Yahoo Local API.

O AltaVista se transformou no buscador de referência da primeira geração de internautas logo depois do seu lançamento, em 1995. A qualidade dos seus resultados e alguns recursos inovadores na época (como o Babel Fish) fizeram com que esse fosse o site favorito dos internautas, antes do surgimento do Google.

Depois de sua compra pela Compaq, o site se transformou em um portal informativo, compilando uma interface de design minimalista, que foi um dos seus maiores chamarizes de investidores na década de 1990 (antes da bolha, é claro). Depois de muitas idas e vindas, o AltaVista terminou nas mãos da Overture, que por sua vez, foi comprada pelo Yahoo.

Clique aqui para ver a última lista de serviços desativados pelo Yahoo. Da minha parte, fica o sentimento de nostalgia. Eu usei muito o AltaVista em tempos que nem computador eu tinha em casa, e quando tive o meu primeiro PC, logo depois de ouvir a típica trilha sonora do modem, a primeira coisa que eu via ao abrir o jurássico Netscape Navigator era justamente o AltaVista.

Via TechCrunch