Como você bem sabe, o SDK do Xbox SmartGlass já estava nas mãos dos desenvolvedores, que preparavam os primeiros aplicativos para o produto. Ou seja, a sua apresentação oficial era uma questão de tempo. Pois bem, o dia chegou. A Microsoft anunciou que o seu serviço de streaming se torna oficial já no próximo dia 26 de outubro, e chegará pelas mãos dos tão esperados tablets Windows 8, que também serão apresentados pela gigante de Redmond nesse mesmo dia.

Esta funcionalidade chegará integrada na na seção de “Jogos” do novo sistema operacional, mas a pergunta que todos começam a se fazer (e é a pergunta mais óbvia a esta altura do campeonato) é “quando poderemos desfrutar desse recurso nos dispositivos com iOS, Windows Phone e Android?”. E a resposta mais precisa para essa pergunta é: “ainda não sabemos”.

Não existe uma data concreta para ver o Xbox SmartGlass em outros dispositivos, mas a própria Microsoft afirma que o recurso deve chegar “em breve” nas demais plataformas existentes, e isso vai acontecer através de uma atualização do aplicativo My Xbox Live, que será rebatizado para Xbox SmartGlass, e terá uma aparência visual muito próxima ao do aplicativo disponível para o Windows Phone. Parecido, mas não idêntica.

Segundo o pessoal do Engadget, “haverá uma maior integração com o Windows Phone”, de acordo com o pessoal da Microsoft envolvido no desenvolvimento do SmartGlass. Além disso, algumas funcionalidades serão exclusivas dos novos dispositivos de hardware com Windows 8. Por exemplo, você pode enviar qualquer página da web a partir do Xbox 360 para os dispositivos móveis, mas o contrário não acontece, a não ser que você esteja utilizando um equipamento com Windows 8.

Mas não creio que essa limitação será uma grande tragédia para a maioria dos usuários, e em todo caso, você poderá testar o SmartGlass em seu dispositivo a partir do dia 26 de outubro. Abaixo, um vídeo do serviço em ação.

Via Microsoft, Major Nelson