xbox one vs xbox 360 Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

Tudo mudou para a Microsoft ontem (21), com a apresentação do novo Xbox One. O console/central de entretenimento chega para bater de frente com o PlayStation 4 da Sony, e tem a ingrata missão de substituir o Xbox 360, que é console mais vendido do mercado no momento. Será que o Xbox One oferece diferenças suficientes para assumir essa liderança? Vamos tentar descobrir nesse post.

Design

xbox original Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

O design original do Xbox 360 tem as medidas de 310 x 80 x 268 mm, com um formato côncavo característico, e era oferecido nas cores preto e branco. No meio de 2010, a Microsoft anunciou o Xbox 360 Slim, que reduziu essas dimensões, e acrescentou um formado mais marcado, e apenas com uma opção de cor (black piano). Em comum, os dois modelos contavam com o “círculo de luz” na parte frontal, que tanto atormentavam os gamers quando três delas ficavam na cor vermelha (o lendário 3RL – Three Red Lights).

microsoft xbox 360 slim e7 Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

Acima, um comparativo entre o Xbox 360 original (esquerda) e o Xbox 360 Slim (direita). Abaixo, o novo Xbox One.

new xbox one Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

O novo Xbox One tem um formato que lembra um bloco, remetendo mais para um tradicional player de Blu-ray ou receptor de TV por assinatura do que para um videogame. A Microsoft propõe aqui algo mais sóbrio, que se encaixe melhor em qualquer tipo de ambiente. Não sabemos como ele deve ficar na sala de casa na prática, mas espera-se que ele pelo menos substitua o Blu-ray player no rack de sua casa.

Processador e Gráficos

No Xbox 360, a Microsoft utilizou um processador PowerPC tri-core Xenon de 3.2 GHz, enquanto que a parte gráfica ficava por conta de uma GPU ATI Xenos de 500 MHz, que trabalhavam em conjunto de 512 MB de RAM GDDR3 de 700 MHz.

Já o Xbox One muda um pouco essa história. Apesar da Microsoft não revelar todos os detalhes do seu processador, sabemos que ele conta com 8 núcleos de processamento, e é baseado na arquitetura x86. Seus gráficos não contam com fabricante/modelo descritos, mas os rumores apontam para uma GPU AMD com suporte ao DirectX 11.1.

Entretanto, o grande diferencial do Xbox One é que a Microsoft vai usar uma tecnologia de virtualização, que vai efetivamente rodar três plataformas simultaneamente. O núcleo de todo o sistema é o kernel Windows (o mesmo presente no Windows 8), enquanto que o Xbox OS vai rodar o sistema Windows de forma virtual. A terceira plataforma atuará como ponte entre as duas primeiras.

Isso significa que a Microsoft pode deixar o Xbox OS como parte estável do sistema, ou de apresentação do console ao usuário final. Enquanto isso, os desenvolvedores contam com um código de um sistema operacional de verdade para programar aplicativos e jogos, enquanto que o kernel Windows (que é onde aplicativos como o Skype  vão rodar, por exemplo), pode ser atualizado de forma progressiva, garantindo assim a evolução do console, dos novos jogos e aplicativos.

Unidade Ótica

Depois do fracasso com o HD-DVD, o Xbox 360 resolveu adotar o DVD. Isso garantiu ao console o suporte para jogos, filmes e jogos com DVD-DL. Também permitiu o bloqueio de jogos por região, o que poderia ser uma opção interessante para os desenvolvedores.

xbox one 620 Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

Já o Xbox One mantém a unidade ótica, mas aposta no Blu-ray. Essa unidade será utilizada para instalar os jogos no console, além de exibir os filmes no formato compatível. Infelizmente, o console não conta com retrocompatibilidade, ou seja, você não será capaz de rodar os jogos do seu Xbox 360 no seu futuro novo Xbox One.

Armazenamento

O Xbox 360 conta com até 320 GB de armazenamento em disco rígido, mas a versão mais utilizada é a de 250 GB. A versão Arcade conta com apenas 4 GB de armazenamento em memória flash, que fica integrada na placa-mãe do console.

O Xbox One vai oferecer 500 GB de armazenamento em disco rígido. Esse espaço pode parecer significativo, mas temos que lembrar que todos os seus jogos serão instalados nesse disco rígido para serem executados. Ao mesmo tempo que isso representa uma carga mais rápida dos jogos, pode também representar uma futura falta de espaço para instalar jogos. Até porque estamos falando de um grande volume de dados oriundos de um disco de Blu-ray, com gráficos em alta definição, que contam com uma grande quantidade de dados.

Conectividade

O primeiro Xbox 360 contava com três portas USB 2.0. Esse número subiu para cinco, com o lançamento do Xbox 360 Slim, uma vez que contava com uma porta dedicada ao Kinect. O modelo Slimi também conta com WiFi b/g/n integrado, além de uma porta Ethernet 10/100. A porta HDMI foi incluída no console em 2007.

xbox one 620 02 Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

Já no Xbox One, temos portas USB 3.0, em um número de pelo menos cinco portas espalhadas ao longo do corpo do console. A Microsoft também incluiu uma porta Ehernet, conectividade sem fio e uma saída para áudio digital óptico. Além da saída HDMI para conectar o console na sua TV ou projetor, também temos uma entrada HDMI, para conectar o seu receptor de TV por assinatura, ou outras fontes de captação de sinal de TV.

Infelizmente, o Xbox One não conta com um sintonizador interno, ou slot para cartões de operadoras de TV a cabo. Toda a fonte de imagem que o Xbox One vai gerenciar precisa ser externa. Além disso, o novo console da Microsoft só será compatível com a TV por assinatura dos Estados Unidos no ato do seu lançamento, e não há nenhuma informação sobre a disponibilidade do recurso em outras regiões.

Também vale a pena mencionar que o novo console conta com sistema de WiFi Direct, para garantir a conexão sem fio com os seus controles.

Controles

A Microsoft redesenhou o controle do Xbox para o modelo 360, e fez uma revisão mínima no meio de 2010. Disponível em versões com ou sem fio, ele conta com dois sticks analógicos e dois gatilhos analógicos. No total, são 11 botões e um D-pad, além da porta para instalação do teclado Chatpad, e um conetor de 2.5 mm, para o fone headset.

xbox 360 controller Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

Acima, o controle do Xbox 360. Abaixo, o controle do Xbox One.

xbox one controller top Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

O novo controle se parece bastante com o antigo, mas com detalhes que facilmente o diferenciam. O layout é muito semelhante, o que ajuda na familiarização com os principais comandos, mas o controle do Xbox One conta agora com sistema de vibração independente nos gatilhos, e atualizações na precisão dos direcionais. A bateria agora é integrada ao controle, e a presença do WiFi Direct foi confirmada.

Kinect

A Microsoft lançou o seu sensor de movimento Kinect em 2010, e tornou compatível com o Xbox 360. O sensor usa uma combinação de uma câmera e sensores infra-vermelhos para identificar os jogadores e rastrear seus movimentos. Ele é capaz de identificar até seis pessoas ao mesmo tempo, mas apenas duas pessoas podem jogar ao mesmo tempo. Vinte movimentos por jogador podem ser monitorados de forma individual, e o suporte ao reconhecimento de voz também está presente no modelo.

kinect for xbox 360 Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

Acima, o Kinect for Xbox 360. Abaixo, o Kinect for Xbox One.

xbox one kinect oficial Xbox One vs Xbox 360: quais são as principais diferenças?

O novo Kinect foi significativamente redesenhado, se alinhando ao conceito de design do Xbox One, e ganhando novas habilidades. Ele conta agora com um sensor infravermelho de 250 mil pixels e uma webcam, com lentes com maior ângulo de alcance de imagem. Além de poder rastrear os movimentos, ele pode monitorar os movimentos do esqueleto e do músculo. De fato, ele é tão sensível que pode até medir a pulsação do jogador, monitorando as mudanças de pigmentação em seu rosto.

Os microfones do novo Kinect são usados para o avançado sistema de reconhecimento de fala do Xbox One, que pode ser utilizado tanto para ligar o console como para fazer buscas rápidas por conteúdo, trocar de canais de TV, jogos e muito mais.

O Xbox 360 não morreu

Não é porque o Xbox One foi anunciado que o Xbox 360 será aposentado. Don Mattrick, um dos responsáveis pelos projetos envolvendo a marca Xbox, afirmou que durante a E3 2013 serão anunciadas as novidades referentes ao Xbox 360. Certamente também veremos em detalhes os primeiros jogos para o Xbox One. Logo, muitas novidades da Microsoft estão por vir. É uma questão de semanas.