xbox-one-teardown-ifixit-topo

Desmontar, fuçar e descobrir o quanto vai te custar para consertar. Esses são os objetivos do pessoal do site iFixit quando eles decidem desmontar completamente um dispositivo de tecnologia. Dessa vez, eles não quiseram se envolver em polêmicas, e depois de desmontar o PlayStation 4, eles despedaçaram o Xbox One, com muito cuidado e gentileza.

O principal objetivo foi conhecer as entranhas do produto, e o quanto o seu eventual conserto pode ser complexo, caso necessite ser desmontado para uma manutenção. Apesar do processo ainda não estar concluído (pelo menos no momento que esse post foi feito: a tendência é que, em um futuro não muito distante, o processo de desmonte esteja concluído), o site se deparou com alguns detalhes curiosos durante o processo, como por exemplo o fato do disco rígido do console ser um SATA II de 2.5 polegadas, mais precisamente um Samsung Spinpoint com 8 MB de cache.

xbox-one-teardown-ifixit-08

Para poder substituir essa unidade por uma nova e/ou de maior tamanho, é necessário desmontar a carcaça, o módulo WiFi e os alto-falantes, manobra que automaticamente invalidará a garantia do produto, diga-se de passagem. Outra descoberta do processo de desmontagem foi a identificação de uma boa seleção de elementos de fácil substituição, já que são elementos físicos considerados padrão, como parafusos Torx de 64 mm, unidade de Blu-ray/DVD conectada ao conecto SATA, entre outros elementos.

O processo de desmontagem continua, de forma que ainda não há uma nota definida para o nível de dificuldade de reparação do produto (apesar que as primeiras impressões parecem ser bem positivas, pelas informações coletadas até o momento). Caso alguma grande surpresa apareça (que contrarie essa perspectiva de praticidade), manteremos vocês informados.

Mais imagens do processo de desmontagem do Xbox One a seguir.

xbox-one-teardown-ifixit-01 xbox-one-teardown-ifixit-02 xbox-one-teardown-ifixit-03 xbox-one-teardown-ifixit-04 xbox-one-teardown-ifixit-05 xbox-one-teardown-ifixit-06 xbox-one-teardown-ifixit-07

Via iFixit