xbox-one-top

A Microsoft acaba de apresentar de forma oficial o seu novo console de videogames/central de entretenimento doméstico. O Xbox One foi anunciado por Don Mattrick, que observou que a Microsoft levou os últimos quatro anos trabalhando apenas nesse lançamento, e conseguiu manter tudo isso em segredo de todos, mais uma vez, de forma eficiente (assim como fizeram com o Microsoft Surface).

A Microsoft também lembra que o lançamento de hoje “é só o começo”, deixando claro que mais novidades devem ser anunciadas durante a E3 2013, em junho. Porém, o prato principal de hoje é mesmo o novo dispositivo, que propõe uma mudança completa na forma de como as pessoas vão se relacionar com os videogames e com a televisão. O Xbox One não quer ser apenas uma central de jogos. Quer influenciar decisivamente na vida do usuário diante da TV como um todo.

Na prática, o Xbox One é um sistema de entretenimento all-in-one, que trabalha com jogos, TV, entretenimento online e outros recursos de consumo de conteúdo. E sempre utilizando o conceito de ser “simples, instantâneo o completo”. Tanto, que recursos como trocas de canais, conversas no Skype e mudanças de ambientes (painel do Xbox para canais de TV, filmes, vídeos musicais, etc) são realizados de forma muito ágil e com simples comandos de voz.

xbox-one-microsoft

Sobre suas especificações técnicas, o Xbox One traz como novidades principais a presença de uma unidade de Blu-ray como mídia dos jogos, 500 GB de armazenamento interno, 8 GB de RAM, portas USB 3.0, conectividade WiFi n, um kernel baseado no Windows e um processador com arquitetura x86. Todo esse conjunto promete oferecer a melhor experiência possível para atender as necessidades de jogos e entretenimento dos usuários.

Alguns destaques do novo Xbox One:

Kinect

xbox-one-kinect-oficial

O Kinect foi redesenhado, contando com ângulos retos, muito similares ao que vemos no novo console. Através do Kinect, o console reconhece comandos e o uso do controle, e dessa forma ele pode identificar quando estamos jogando, assistindo TV ou navegando no Internet Explorer, e deixando o console otimizado para tais funcionalidades.

O Xbox One inclui opções multitarefa, que permitem a execução de dois aplicativos ao mesmo tempo, incluindo o uso do Skype, graças à essa câmera HD do Kinect. Aliás, sobre essa câmera: ela conta com resolução 1080p e um controle de movimento, que é capaz de analisar até 2 GB de dados POR SEGUNDO. Seu funcionamento parece ser excepcional, e para se ter uma ideia de como ela é poderosa, ela é capaz de medir as batidas do seu coração, baseando-se apenas nos movimentos do corpo.

Interface

xbox-one-01

A interface foi redesenhada, para melhorar o suporte aos comandos de gestos, e ser mais eficiente com os comandos e voz. Uma prova dessa eficiência: para você ligar o console, você só precisa executar um comando de voz “Xbox On” (não sabemos se existem comandos em outros idiomas – esperamos que sim), e o console se inicializa, sem a necessidade de tocar um único botão, nem no controle, nem no console.

A interface visual está mais simples e limpa, muito mais próxima da interface do Windows 8. Na parte superior, é possível ver as abas que já estavam presentes na interface do Xbox 360, mas com novas seções, como “Trending” e “My Pins”.

O novo controle

xbox-one-controller

O controle do Xbox One é uma versão redesenhada da versão presente no Xbox 36o, contando com algumas remanescências no design, mas com um tom mais escuro. O novo controle promete oferecer uma maior precisão para o jogador em diferentes situações nos jogos.

Algumas das mudanças que chamam a atenção são a mudança da posição do botão Xbox, para poder colocar outros botões mais ao centro do periférico. Porém, a mudança que merece mais destaque está nos gatilhos, que passam a contar com um sistema de vibração independente. O D-Pad também foi atualizado, acompanhando a proposta de ser um produto de nova geração, assim como os joysticks estão mais curtos, facilitando assim o agarre. Por tabela, o compartimento de bateria parece estar consideravelmente menor, o que pode ser um problema para os gamers que ficam muitas horas jogando (esperando a Microsoft entrar em detalhes sobre essa autonomia de uso da bateria do controle).

Integração com o Skype

xbox-one-03

Finalmente, o Skype está devidamente integrado ao Xbox. Muito se falou sobre o momento do serviço de VoIP chegar ao console (desde 2011, na verdade), mas só hoje essa integração é total, podendo tirar proveito do novo Kinect om câmera em HD, e com melhorias no reconhecimento da voz.

Como era de se esperar, será possível controlar o Skype por voz também para recursos simples, como silenciar o microfone e desligar a câmera durante uma conversa. Do mesmo modo, você também pode conversar no Skype enquanto vê um filme, ou colocar a conversa em tela cheia. Além disso, o chat por grupos também está presente, mas sem uma confirmação da Microsoft sobre o número de pessoas que poderão participar da conversa.

E quando ele será lançado? 

“Later this year”, segundo a própria Microsoft. O Xbox One chegará ao mercado ainda em 2013, e muito provavelmente deve desembarcar nas lojas para as vendas de Natal. Um detalhe importante: a Microsoft promete que o lançamento do novo console será “mundial”, e não regional como nas demais versões. Resta saber se esse “mundial” inclui o Brasil. Muito provavelmente, só teremos uma confirmação sobre essa questão durante a E3 2013, onde deve ser anunciada a data de chegada ao mercado do produto, além dos títulos que estarão na primeira leva de lançamentos para o novo console.