Enquanto você estava aproveitando o feriado de hoje (15), um importante aniversário no mundo dos games aconteceu. Em 15 de novembro de 2002, era lançado um serviço que iniciou uma verdadeira revolução na forma como as pessoas jogavam e consumiam os seus jogos, e dez anos depois, a Xbox Live é uma das mais populares redes de entretenimento online do mundo.

Na verdade, apesar do serviço só ser lançado em 2002, o Xbox original nasceu um ano antes, e foi a partir desse lançamento que a Microsoft começou a trabalhar o seu conceito de loja/comunidade de jogos online. Rapidamente, o pessoal de Redmond percebeu que o jogo online era o futuro dos consoles domésticos, mas não poderiam repetir os mesmos erros que a Sega cometeu com o Dreamcast, que foi lançado no mercado com uma conexão de modem integrada, mas não com um conector para receber as conexões de banda larga. Isso foi essencial para que o serviço online da Sega naufragasse.

Na E3 de 2002, a Xbox Live foi oficialmente apresentada. Na época, o serviço contava com chat de voz, e uma lista para adicionar amigos, além de poucos itens para download. Nos anos seguintes, com o lançamento do Xbox 360, o serviço evoluiu, aumentando e melhorando cada vez mais as suas características. Um dos pontos que sempre diferenciou a Live da Sony PlayStation Network (PSN) é o pagamento para jogar online, e talvez esse seja um dos primeiros argumentos que os “caixistas” usam para destacar que o seu serviço é melhor. Até porque ao longo desses anos todos, a Microsoft deu muita ênfase no destaque que, ainda que seja um serviço pago, a sua qualidade é muito maior que os seus concorrentes.

Com o tempo, a Xbox Live deixou de ser algo exclusivo para o Xbox, para ser o principal serviço de jogos online da Microsoft, uma vez que a rede foi adaptada para os PCs e smartphones. O próximo objetivo da Microsoft é transformar a Xbox Live em uma área de entretenimento completo, com opções em áudio e vídeo online, com múltiplas opções para diferentes tipos de usuários.

Via SlashGear