xbox-360-logo

Ontem, 22 de novembro de 2015, completou 10 anos do lançamento do segundo console da Microsoft, o Xbox 360.

O Xbox 360 foi o primeiro console da possivelmente a geração mais aguardada desde a migração para os 16 bits, iniciada em 2005, e que não começou a ser levada a sério de imediato. Como principal adversário, teve o PlayStation 3 da Sony (a Nintendo seguiu o seu próprio caminha com o Wii), e para bater os japoneses nas vendas, a Microsoft tinha em mente algo muito claro: se antecipar aos concorrentes.

Chegar ao mercado antes do PlayStation 3, combinado com uma sequência de erros da própria Sony, com menção especial ao preço, permitiram que o Xbox 360 tomasse a dianteira, se tornando a plataforma de referência de sua geração de consoles. Porém, a Sony soube corrigir os erros cometidos no lançamento do PS3, se recuperando (quase) em cima da hora.

Depois de duas gerações dominadas pela Sony com o PlayStation e o PlayStation 2, a indústria dos videogames viveu com o Xbox 360 e o PlayStation 3 a maior rivalidade vista entre duas plataformas desde a era dos 16 bits, protagonizada pelo Super Nintendo e o Sega Mega Drive.

Com grandes jogos exclusivos (Halo 3, os três primeiros jogos de Gears of War, vários jogos da saga Forza Motorsport e Fable 2) e ótimos jogos multiplataforma (GTA IV e V, The Elder Scrolls: Skyrim, BioShock, Fallout 3), o Xbox 360 se consolidou como um dos grandes sucessos da história da Microsoft.