osx-yosemite-preview-1

Um novo OS X era esperado, e ele chegou. O OS X 10.10 Yosemite é a nova versão do sistema operacional para desktops e portáteis da Apple, e foi oficialmente apresentado na WWDC 2014. Os rumores indicavam mudanças profundas na interface visual do sistema, e essas mudanças vieram, mas nem tanto na estética, mas sim com a proposta geral mais próxima do iOS.

A “iOSficação” do Mac OS visa unificar as experiências visuais, unificando o ecossistema dos produtos da Apple não apenas no visual, mas nas funcionalidades. E pelo menos nas primeiras impressões, eles obtiveram êxito nessa empreitada. A seguir, um resumo das novidades.

Um design mais plano e limpo

osx-yosemite-preview-02

– O novo OS X é focado na utilidade e na transparência. Tudo está mais claro e limpo, as janelas se adaptam aos elementos exibidos pelo desktop, e o Dock recebe novos ícones, com um acabamento 2D, com destaque para a tipografia.

– Um novo “modo escuro”, que muda o fundo e inverte as tonalidades nos menus e tipografias está presente. A Central de Notificações tem uma nova aba “Hoje”, onde podemos ver os lembretes, permitindo estender a visualização do conteúdo, permitindo acesso às informações mais importantes.

– O Spotlight, sistema de buscas do OS X, recebe uma caixa de busca no centro da tela, com os resultados aparecendo em uma janela que aparece na caixa de busca, com uma caixa de pré-visualização de resultados. Nos resultados, encontramos informações que nos levam a outras opções relacionadas, como links para reprodução de conteúdos em streaming via iTunes e números de telefones.

iCloud Drive, Mail e Safari

icloud-drive

– O iCloud Drive é a alternativa da Apple ao Dropbox, Google Drive, OneDrive e demais concorrentes, que sincroniza as informações com outros equipamentos OS X, com dispositivos iOS e até com equipamentos com Windows.

– A nova versão do Mail oferece o novo MailDrop, que cria um link seguro para evitar que arquivos muito grandes não cheguem ao destinatário do e-mail. No lugar do arquivo em anexo, é enviado um link para download do arquivo em um espaço de armazenamento na nuvem (não foi explicado se é um espaço associado ao iCloud Drive).

– O Safari foi redesenhado. Sua barra superior virou uma central de controle, e o restante da janela fica agora livre para o conteúdo. Ao realizar a busca na barra de endereços, os resultados do Spotlight são exibidos. O suporte das abas se potencializa com uma “visualização de abas”, que mostra a matriz das abas abertas pré-visualizadas e agrupadas.

– O modo multimídia foi melhorado no Safari, com a chegada ao suporte WebGL, SPDY e HTML5 Premium Video, que permite inclusive a reprodução de serviços de streaming como Netflix de forma otimizada, aumentando a autonomia de bateria de um computador portátil.

650_1000_1401730795

– Continuity: o recurso permite a utilização de recursos e funções entre dispositivos OS X e iOS. Você começa uma ação no iPhone, e continua essa ação no MacBook sem problemas. Em conjunto com o AirDrop, permite a transferência de arquivos entre essas duas plataformas.

– Handoff: sincroniza os documentos que trabalhamos nas duas plataformas da Apple, além de criar um ponto de acesso sem fio automaticamente, que conecta os dois dispositivos, tal como uma rede WiFi ad-hoc.

– Mensagens SMS que chegam nos dispositivos iOS no iMessage também são recebidas no OS X, assim como as chamadas de voz. O Mac pode ser utilizado como alto-falante do sistema, recebendo as chamadas do iPhone no computador com OS X Yosemite.

Preço e disponibilidade

os-x-yosemite

Qualquer um dos computadores da Apple lançados desde 2007 poderão ser atualizados para o OS X 10.10 Yosemite de forma gratuita, a partir do outono de 2014 (no hemisfério norte, provavelmente em outubro). Os desenvolvedores terão acesso às versões preliminares do sistema a partir de hoje (02).

A novidade é que dessa vez teremos um programa de beta público da nova versão, disponível a partir do verão norte-americano (sem especificar datas), permitindo aos não-desenvolvedores testarem as novidades, antes da versão final chegar ao mercado.

Via Apple