Não chegou a ser surpresa (mesmo porque a Apple não sabe mais esconder direito os seus cartazes), mas finalmente podemos dizer que o iOS 6 é oficial. São cerca de 200 novas funções que a gigante de Cupertino incorporou no sistema operacional, e entre elas, as novidades no Siri, que recebeu novos idiomas e recursos que o tornam mais inteligente e versátil.

Outra novidade muito esperada por muitos usuários dos iDevices: o FaceTime finalmente pode realizar chamadas via conexão 3G. Essa era uma solicitação feita por muitos, que desejavam uma maior liberdade com o recurso. Pena que, com o 3G do Brasil, é melhor nem pensar muito como o FaceTime vai funcionar com o 3G daqui. A decepção pode ser muito grande.

Outro rumor dos últimos dias que foi confirmado foi a melhor integração com o Facebook. Agora é possível compartilhar fotos com seus amigos da rede de Mark Zuckerberg com facilidade, e essa integração também vai permitir o compartilhamento de links da web e mapas. Também será possível compartilhar aplicativos no Facebook a partir da App Store.

Um novo Mapas também foi apresentado, confirmando o abandono por parte da Apple do Google Maps. O novo sistema de cartografia do iOS 6 chega renderizado em 3D, permitindo obter visualizações das cidades a partir de um ângulo de 45 graus, e podendo inclusive girar a câmera para obter novos ângulos. O sistema oferece integração completa ao Siri, e os comandos de voz serão um complemento perfeito para tornar esse sistema de mapas o GPS ideal para suas viagens (mas vamos sentir falta do Street View…). A princípio, o sistema de mapas da Apple parece ser bem interessante, e é sim capaz de fazer frente à plataforma que o Google tem estabelecida em milhões de telefones ao redor do mundo.

Uma novidade realmente interessante foi a introdução do recurso Do Not Disturb (não perturbe), onde será possível silenciar o smartphone em momentos pré programados, interrompendo temporariamente todos os tipos de notificações. Mas a melhor parte é que você pode configurar uma lista de “contatos privilegiados” (ou “lista branca”), onde você pode inserir os contatos que você deseja receber chamadas e alertas, mesmo que o Do Not Disturb esteja ativo.

O iOS 6 também conta como novidade com o Passbook, um centro de armazenamento de suas informações mais valiosas, onde será possível arquivar suas senhas, catálogo de endereços e o restante das informações importantes que estão presentes no sistema operacional. Este aplicativo integrado na plataforma conta ainda com um leitor do tipo QR Code, para facilitar o trabalho de armazenamento.

O iOS 6 estará disponível durante o outono do Hemisfério Norte (a partir de setembro), para o iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPad 2, iPad 3 (ou Novo iPad) e iPod Touch de quarta geração. O SDK para os desenvolvedores já está disponível para download a partir de hoje (11/06).

Via Apple