Novos produtos de hardware precisam de um novo software. A Apple apresentou as novidades que estarão presentes na versão final do seu sistema operacional Mac OS X Mountain Lion, que tem previsão de chegada ao mercado para o mês de julho.

Para começar, contrariando alguns rumores, o Siri ainda não chegou ao Mac. Porém, a Apple apresentou hoje (11/06) que está a caminho disso. O Dictation para o Mac OS X Mountain Lion é um software para ditar, permitindo escrever em aplicativos e sites da web, como o Microsoft Word e o Facebook, apenas com o dom da fala. Ok, o aplicativo não vai responder as perguntas que você vai ditar, mas só em saber que o sistema vai reconhecer o que você vai falar, interpretar, e colocar isso no seu editor de texto, já é um grande progresso.

Fica implícito a possibilidade do Dictation funcionar com outros idiomas, porém, pelo menos por enquanto, esse privilégio só deve estar disponível para aqueles que dominam o idioma em inglês.

Outra novidade está na nova versão do Safari, que inclui uma “busca unificada”, que é a união da barra de endereços e das buscas (tal como acontece no Chrome). O Safari também é capaz de oferecer agora a sincronização entre dispositivos e abas do iCloud. O sistema de jogos do GameCenter também chegou ao Mac, assim como as as novas opções de lembretes, mensagens e AirPlay. Isso resulta em uma maior unificação entre os dispositivos iOS e Mac. Graças ao software Power Nap, os computadores Mac poderão atualizar dados (e-mail, notificações e até fotos) até enquanto eles estão em modo de hibernação.

Os novos computadores Mac que foram lançados hoje contarão de forma gratuita o novo Mac OS X Mountain Lion, mas se você possui um Mac antigo, poderá fazer a atualização para a nova versão do sistema operacional a partir do mês de julho, pelo preço de apenas US$ 20. É importante lembrar que a atualização com esse preço é permitida a partir da versão Snow Leopard.

Via Apple