winxp_ars

A Microsoft estaria se preparando para oferecer uma versão mais modesta e gratuita do Windows 8, que permitiria, entre outras coisas, a migração do Windows XP para uma versão mais recente do sistema operacional. O que até agora é um rumor tem uma explicação muito plausível: a quantidade de usuários que ainda estão utilizando o Windows XP, que é considerada muito elevada.

Segundo informa o site Ars Technica, nada menos que 29.53% de todos os computadores do planeta ainda funcionam com o Windows XP. Levando em conta que, a partir do dia 8 de abril, esse sistema operacional não mais vai receber atualizações, a quantidade de usuários que vão terminar com um computador sem proteção é imensa.

A alta porcentagem de computadores que ainda usam o XP é algo preocupante por si só, e isso se torna ainda pior se levarmos em conta que o nível de adoção do Windows 7 ou do Windows 8 é de menos de 1% mensal. Isso quer dizer que os usuários com computadores com Windows XP não estão preocupados, ou possivelmente desconhecem que o seu sistema em breve vai se tornar obsoleto.

Não é nenhum absurdo ver um cenário onde milhões de pessoas acabem sendo vítimas de fraudes e crimes cibernéticos a partir de abril. Por isso, espero que ao menos VOCÊ, que está lendo esse post, comece a ajudar os seus amigos e familiares a mudar de sistema operacional. Afinal de contas, nesse caso, não adianta nada utilizar a estratégia “eu ficando protegido, o resto que se dane”.

Via Ars Technica