Windows XP

15 anos depois da chegada oficial do Windows XP ao mercado, dois anos sem receber suporte e com várias versões mais novas disponíveis, e esta versão é o terceiro sistema operacional mais utilizado no mundo.

Segundo dados oficiais da NetMarketShare, o Windows XP mantém uma cota de mercado de 10.9%, superando o Windows 8.1 e o OS X El Capitan (9.56% e 4.05%, respectivamente), ficando muito próximo ao Windows 10 (14.15%), que é o segundo colocado do ranking. O Windows 7 ainda é o líder absoluto, com 51.89%, e nada indica que isso vai mudar em curto prazo.

Os dados revelam duas coisas importantes. Por um lado, o Windows XP tem ainda muito gás junto a um público enorme, e não apenas junto aos usuários domésticos, mas principalmente nas empresas e entidades governamentais. Muitas instituições das mais diferentes categorias não atualizaram os seus computadores pelos mais diversos motivos, como por exemplo o suporte de aplicativos legado.

Por outro lado, vemos que o Windows 7 está a caminho de se transformar no “novo Windows XP” nesse sentido, já que tal sistema operacional não é apenas um dos melhores lançados pela Microsoft, mas também um dos que mais agradaram os usuários.

Via NextPowerUP!