Windows-Vista

Dentro da lista de sistemas operacionais desenvolvidos pela Microsoft ao longo de sua história, encontramos fortes contrastes. Alguns foram um sucesso entre os usuários (Windows 98, e Windows XP), já outros foram verdadeiros desastres, com forte índice de rejeição. Essa parte da lista é encabeçada pelo Windows ME e, principalmente, pelo Windows Vista, eleito por muitos como “o pior Windows de todos os tempos”.

O caso do Windows Vista é o mais crítico. Hoje, sua cota de mercado é realmente mínima, abaixo inclusive do Windows 8. Porém, o seu suporte oficial ainda está em fase de ciclo estendido, o que nos leva a dizer que esse sistema operacional ainda segue vivo. Mas essa realidade acaba daqui a um ano.

Em 2012, a Microsoft colocou fim ao suporte oficial do Windows Vista, e iniciou a etapa de suporte estendido, liberando apenas atualizações importantes de segurança. E essa fase chega ao fim em 11 de abril de 2017. A partir daí, essa versão entra na mesma situação que o Windows XP, ou seja, sem nenhum tipo de suporte oficial, ainda que obviamente esta situação não terá nem de longe o mesmo impacto que teve com uma das versões mais populares do Windows, que ainda hoje é o terceiro mais utilizado do planeta.

Se você ainda está utilizando o Windows Vista, sem problemas. Pode ser que agora seja uma boa ideia pensar em um substituto a curto prazo. Seja o Windows 10, uma distribuição Linux, trocar de computador ou até mesmo considerar o OS X, caso você queira migrar para a Apple.

Via Neowin