O lançamento de um novo sistema operacional introduz sempre um certo ponto de incerteza para o usuário. Ainda que a retrocompatibilidade dos dispositivos pareça ser extensa, e a maioria dos fabricantes oferecem drivers atualizados para nossos produtos, é inevitável que alguns desses mesmos produtos fiquem de fora da lista de atualizados. E é exatamente isso que vai acontecer com o Windows RT e uma boa quantidade de impressoras.

Dell e HP publicaram a sua lista de dispositivos de impressão compatíveis com a versão do Windows para dispositivos ARM, deixando claro porque a Microsoft considera o Windows RT uma opção mais focada para o entretenimento do que para a produtividade. Das 200 impressoras LaserJet e ColorJet enumeradas pela HP, apenas 34 são 100% compatíveis com o Windows RT, enquanto que a grande maioria dos produtos no catálogo da empresa funcionará sem problemas no Windows 8. Dessa lista de 200 modelos, 83 não vão funcionar, e outras funcionarão com “suporte limitado”, para funções básicas de impressão, sem os seus parâmetros avançados.

Sobre a Dell, 32 das 110 impressoras enumeradas por eles funcionam com o Windows RT. Das impressoras compatíveis, duas são de injeção de tinta, e as demais são impressoras do tipo laser.

Como você pode ver, o Windows RT não vai oferecer na hora de trabalhar a mesma flexibilidade de hardware do Windows 8, mas mesmo assim, ainda será muito superior a outros sistemas operacionais para dispositivos com tela sensível ao toque. Para saber a lista de impressoras HP LaserJet e ColorJet compatíveis, clique aqui. Para ler a lista completa de produtos HP compatíveis, clique aqui. Para ler a lista de impressoras da Dell compatíveis, clique aqui.

Via