kantar-cuota-mercado-junio-2014-ios-wp-1407062167

Mais um mercado do Velho Continente se rende ao sistema operacional móvel da Microsoft. Os dados do último relatório da Kantar Worldpanel mostram que, assim como aconteceu na Itália, o Windows Phone ultrapassou a cota de mercado do iOS na Espanha.

Os dados relativos ao mês de junho de 2014 na Espanha mostram que o iOS conta hoje com 6.8% de mercado, enquanto que o Windows Phone conta com 7.5%. É a primeira vez que o sistema da Microsoft supera o sistema da Apple naquele país, algo quase inimaginável quando olhamos os dados do mesmo período em 2013 (iOS com 5.6%, Windows Phone com 1.4%).

Um dos prováveis motivos para essa mudança está no fato do iOS (e do iPhone) não receber modificações desde o final de 2013, mas com uma nova geração podendo chegar entre setembro e outubro, o que gera uma natural queda nas vendas. Por outro lado, a Microsoft investiu pesado nos lançamentos com Windows Phone nos últimos meses, incluindo o econômico Lumia 630.

Resta saber como será a evolução dos dois sistemas nos próximos meses. É provável que a tendência se mantenha nos meses de julho, agosto e setembro, mas um lançamento da Apple no final desse período pode promover uma nova virada nos números em outubro.

E sim… o Android tem 84.3% de cota de mercado, antes que você pergunte.

Via Kantar Worldpanel